Arquivos

Categorias

Governo federal reconhece situação de emergência nas cidades afetadas pelas chuvas

O governador Beto Richa (PSDB) recebeu no final da tarde desta segunda-feira,(9), o ministro de Integração Nacional, Francisco Teixeira e uma comitiva do governo federal, entre eles o secretário nacional da Defesa Civil, Adriano Pereira. Teixeira reconheceu o estado de emergência nos 77 municípios paranaenses o que poderá agilizar prováveis ações nas cidades afetadas pelas fortes chuvas. De concreto, o ministro adiantou que o Dnit vai trabalhar na desobstrução das rodovias federais, assim que cessaram as chuvas.

Beto Richa também adiantou que o Estado já assumiu todas as ações de comando da defesa civil no Paraná. O governo federal prometeu repassar 1.700 kits dormitórios e R$ 140,3 mil para a compra de cestas de alimentos. O Governo do Paraná já está em campanha de arrecadação de alimentos e outros donativos para repassar às famílias afetadas pelas chuvas.

De acordo com a Defesa Civil do Paraná, até o momento, 124 municípios foram afetados pelas fortes chuvas dos últimos dias e mais de 77 já tiveram situação de emergência decretada no âmbito do Governo do Estado. O número de desabrigados chega a 2.286, e de desalojados, 6.053. Foram confirmados nove mortes e três pessoas estão desaparecidas. No total, 55.659 pessoas foram afetadas pelas chuvas no Paraná.

Política, economia, cultura e bom humor no blog do Paraná.