Arquivos

Categorias

Governo federal inclui US Mãe Curitibana na Rede Amamenta Brasil

A Unidade Mãe Curitibana está entre os três primeiros serviços públicos de saúde de Curitiba a integrar a Rede Amamenta Brasil, iniciativa do Ministério da Saúde para promover a saúde infantil a partir da rede básica de atendimento dos municípios.

O anúncio foi feito, esta semana, pela secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas, durante a comemoração do sexto aniversário da unidade. Os demais serviços são as unidades Alvorada e Irmã Tereza Araújo.A certificação das três unidades significa que elas cumprem quatro pré-requisitos. São eles: ter pelo menos 80% do corpo de servidores capacitados para desenvolver ações de estímulo ao aleitamento; manter ações de incentivo à prática junto às gestantes; priorizar o tema no atendimento do recém-nascido e da puérpea (a mulher que acaba de ter bebê); e monitorar o perfil local do aleitamento materno exclusivo.

“Isso demonstra a prioridade que o aleitamento materno tem na rede municipal de saúde e em especial para a Unidade Mãe Curitibana, que funciona como base para o Proama”, disse Eliane. O Programa do Aleitamento Materno atende 24 horas mães com dúvidas ou dificuldades para amamentar e incentivar a prática. O objetivo é garantir a amamentação como fonte exclusiva de nutrição infantil até o sexto mês.

Fortalecimento do sistema imunológico e o vínculo afetivo com a mãe, além dos ossos e músculos da face estão entre as vantagens da prática.

Segundo dados da 7ª Chamada Nutricional de Curitiba, estudo-amostra realizado pela Coordenação de Alimentação e Nutricional da Secretaria Municipal da Saúde em 2010, o percentual de bebês de 6 meses a 2 anos alimentados com leite materno está crescendo.

O percentual também é maior entre os acompanhados pelas unidades de saúde da Prefeitura do que os atendidos pela rede particular. O levantamento aponta ainda que o aleitamento materno subiu de 81% para 82,6% do período 2002-2006 para o quadriênio 2007-2010.

 

Política, economia, cultura e bom humor no blog do Paraná.