0 Shares 165 Views

Governo faz novo corte no Orçamento: R$ 1,4 bilhão

22 de julho de 2019
165 Views

 

O governo federal anunciou nesta segunda-feira, 22, um corte de 1,442 bilhão de reais no Orçamento de 2019, em evento para a apresentação do relatório bimestral de avaliação de receitas e despesas. Segundo a equipe econômica, o motivo para o bloqueio é a diminuição de previsão de receita para o ano. Apenas um ministério foi afetado, mas ainda não se sabe qual. Informações da Veja.

Na prática, segundo o governo, o Orçamento deveria ser cortado em 2,251 bilhões de reais. No entanto, foram utilizados 809 milhões da reserva orçamentária para reduzir o impacto da medida.

O corte é consequência da fraca atividade econômica do país. Em junho, o próprio governo federal reduziu a previsão do Produto Interno Bruto (PIB) de 2019, de 1,6% para 0,81%. O Orçamento do ano foi elaborado prevendo que a economia cresceria 2,5%. Em março essa previsão caiu para 2,2% e em maio para 1,6%.

Em março, o governo federal estabeleceu corte de 29,583 bilhões de reais no Orçamento. A pasta que mais sofreu com a tesourada na época foi a Educação, com com redução de 5,839 bilhões de reais.

Dois meses depois, o governo anunciou que um novo corte de 2,2 bilhões de reais teria que ocorrer para cumprir a meta fiscal. No entanto, a redução foi absorvida na íntegra pela reserva orçamentária. Além disso, parte desse fundo foi utilizado para recompor o Ministério da Educação e do Ministério do Meio Ambiente.

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.