Arquivos

Categorias

Gabriela Brandalise lança “Os Recados” – seu primeiro livro

A jornalista Gabriela Brandalise está lançando o seu primeiro romance nesta segunda-feira, 6, das 18h30 às 22h no Palacete dos Leões, na Avenida João Gualberto, 570, no Centro Cívico. O livro “Os Recados” foi escrito em 2008/2009 e fala das angústias e dos fantasmas que todos carregam.

“Por mais boa vontade que nossos pais tenham tido ao nos criar, por mais que nos esforcemos para ter uma vida tranquila, para fazer tudo direito, a verdade é que há circunstâncias da vida, erros que cometemos e que cometeram contra nós, que pautam as nossas atitudes e às vezes nos levam a mais sofrimento. Experiências difíceis que geram grandes fantasmas, fantasmas estes que, quanto mais suprimidos são, maiores se tornam”, diz Gabriela.

E é essa história que a jornalista conta através da trajetória de dois irmãos. Para esquecerem as violências e humilhações que sofreram em família, mudam de cidade e começam uma vida nova. Mas a decisão de esquecer o que ficou para trás começa a perder força quando frases colocadas na vitrine de uma loja começam a expor as verdades mais escondidas sobre eles. Eles se veem obrigados a fazer o caminho de volta e olhar aquelas pessoas novamente nos olhos.

Gabriela Brandalise é produtora na rádio CBN Curitiba e conta que, para escrever o livro, precisou mudar a linguagem que está acostumada a usar todos os dias. “No jornalismo diário, o texto precisa ser objetivo, imparcial, precisa ser escrito com rapidez porque há a urgência de se entregar a informação ao ouvinte. Já a literatura demanda intensidade, exige mais de você, você precisa se doar. Não foi fácil porque eu via a objetividade ‘contaminando’ a minha história a todo instante”.

O sonho de ser escritora vem desde os 13 anos. Agora, aos 29, teve coragem de mandar para uma editora. “Você tem receio de tentar porque acha que jamais alguém vai se interessar por aquilo que você escreve. Que ninguém vai se apaixonar pelos seus personagens. Se não fosse meu marido ter lido a minha história escondido, ter adorado e ter me incentivado a publicar, esse texto com certeza estaria até agora trancada no meu computador”.