0 Shares 205 Views

Fruet publica foto de operário sem equipamentos de segurança e leva bronca de internautas

9 de julho de 2015
205 Views

Fruet publica foto de operário sem equipamentos de segurança e leva bronca de internautas

Uma postagem do prefeito Gustavo Fruet (PDT) no facebook provocou protestos de internautas. Na foto, operários em obra da prefeitura de Curitiba não usam os equipamentos de proteção obrigatórios para esse tipo de trabalho. Na postagem, de terça-feira, Fruet fala sobre reformas em dois faróis do saber da cidade, nos bairros Vista Alegre e Santa Quitéria. A falta de equipamentos que chama mais atenção é a de um funcionário sobre um andaime, em uma altura que aparenta ser de cerca de quatro metros. As informações são da rádio Banda B.

Ao observar isso, um internauta disse o seguinte na publicação do prefeito: “Sou inteiramente a favor da recuperação dos faróis do saber em Curitiba, mas em uma publicação oficial deveriam ser tomados mais cuidados. “Na foto de primeiro plano temos dois indivíduos, o primeiro a aproximadamente a 4m de altura, portando um belíssimo boné de pano que protege bem sua cabecinha, já seu cinto de segurança está amarando a escada na Kombi”, disse.

Em seguida, o mesmo internauta também citou erros no segundo operário. “O segundo individuo vem escalando o andaime com sua bota de proteção, luvas no bolso e sem nada na cabeça. Já o cinto amarra a porta traseira da Kombi que está calçada com seu capacete, para não descer ladeira abaixo. Realmente a Prefeitura de Curitiba se superando”, concluiu.

Entre os equipamentos necessários para esse tipo de trabalho, de acordo com o Ministério do Trabalho, estão:

-Capacete de proteção com ajuste jugular: deve ser usado durante todo o trabalho.
-Óculos de proteção contra impacto: Onde haja risco de projeção de partículas.
-Luvas de proteção
-Cinto porta ferramentas: Durante todo o trabalho em altura
-Calçado de segurança: Durante toda a jornada de trabalho
-Cinto de segurança tipo pára-quedista: em todas as atividades acima de 2 metros

Outro lado

A assessoria da Prefeitura de Curitiba foi procurada pela Banda B e não afirmou se a postagem será removida ou não. Em nota, disse que reconhece a falta de segurança no trabalho que a foto mostra e que vai notificar a empresa responsável pela obra. Segue a nota:

“As obras de reforma dos Faróis do Saber são realizadas por empresas terceirizadas contratadas pela Secretaria Municipal da Educação. Está prevista em contrato a obrigatoriedade de uso dos itens de segurança durante a obra. A Secretaria vai notificar a empresa responsável pela reforma pelo descumprimento das normas.”

Ontem foi o Chaplin

Ontem (8), o Palácio do Planalto apagou de sua conta no Facebook uma imagem do filme “Tempos modernos” que ilustrava uma postagem sobre o Plano de Proteção ao Emprego, lançado na última segunda-feira. A imagem mostrava o ator Charles Chaplin operando uma máquina e tinha a seguinte legenda: “Jornada de trabalho menor… …e meu emprego garantido”. O filme é de 1936, mas, ao contrário da mensagem que o governo tentou passar, retratou justamento o oposto: as más condições de trabalho dos operários. Internamente, a avaliação no Planalto é dea publicação da imagem foi constrangedora e desnecessária. A postagem recebeu centenas de críticas de internautas.

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.