por 12:00 Destaques, Ponta Grossa

Fraudes, irregularidades em vendas pela internet cresceram 100% em PG

Segundo o Procon de Ponta Grossa, o número de denúncias envolvendo fraudes, irregularidades ou insatisfação em relação ao comércio eletrônico (vendas pela internet) cresceram 100%. As informações são do DCMais

O levantamento foi feito pelo Procon de Ponta Grossa, a pedido da reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais. Conforme detalhou o órgão, o número de protocolos acabou caindo em 35,5%, justamente em função do ano atípico para os atendimentos. “Devido à pandemia, as atividades foram suspensas. E, sem os atendimentos presenciais, não foi possível dar continuidade com abertura de processos para as reclamações não resolvidas”, informou o Procon.

“Houve um aumento de mais de 100% no número de fraudes relacionados a sites falsos – de produtos e na geração de boletos – e empréstimos e financiamentos não solicitados”.

Em dados gerais, de acordo com o órgão, a maioria das denúncias são de irregularidades no comércio ou na prestação de serviços. As reclamações de fornecedores locais cresceram em 2020, também devido a problemas gerados pela pandemia. Vans escolares, instituições de ensino e agências bancárias estão entre as que geraram a maioria das demandas.

Embora o Procon não tenha apresentado dados do último ano, o órgão informou que a resolução dos problemas a partir da mediação feita pelo órgão está , historicamente, em torno de 90%.

(Foto: Divulgação)

Fechar