0 Shares 499 Views

Foz será a capital mundial do futsal de base, em janeiro de 2020

24 de julho de 2019
499 Views

 

Janeiro de 2020 será o mês do futsal mundial para Foz do Iguaçu. A Evolution Cup vai acontecer entre os dias 17 e 23 de Janeiro. O evento voltado as categorias de basevai reunir escolinhas esportivas, colégios, universidades, associações, ongs e clubes.

Será o maior campeonato de Futsal FIFA do planeta, com participação de mais de quatro  mil atletas, dez  ginásios por dia, além de ser a maior oportunidade de competir com equipes estrangeiras, em alto nível, na cidade que tem como palco principal uma das 7 maravilhas do mundo, as Cataratas do Iguaçu e suas belezas turísticas.

Como surgiu EvolutionCup
A modalidade de Futsal FIFA, diferente da outra modalidade da antiga e extinta praticamente o Futebol de Salão, vem crescendo de forma muito grande em todo o planeta. As estatísticas mostram que o Brasil foi um dos precursores de tudo isso e do crescimento da modalidade, apesar de não ter ser criado aqui, mas no Uruguay. O nosso pais adotou e bem a modalidade, temos a maior liga nacional do mundo em volume de equipes e acompanhantes. Em outras países sem tradição este crescimento também ocorreu, como na Oceania, Ásia, na Europa, além de Estados Unidos e Canadá.

Apesar de todo esse crescimento, ainda estamos longe do razoável, por diversas questões administrativas e ingerências, das instituições que são responsáveis pela modalidade. A carência das categorias de base também são alguns impedimentos para a melhora da modalidade. Dessa forma e pela necessidade de um ambiente que produza uma situação de competição internacional, a EvolutionCup veio  para criar um ambiente diferente, com pessoas de diferentes culturas, idiomas, como se fosse um mundial.

Porque em Foz do Iguaçu ?
Não haveria lugar melhor no mundo a não ser na terra das Cataratas do Iguaçu. A cultura positiva do Futsal, com os anos 80 e o inicio da construção da Itaipu Binacional, desenvolvia campeonatos internos no município com o apoio das empresas. Também competindo no âmbito estadual e nacional, dando o ponta pé inicial de tudo. A partir disso, surgiram grandes nomes do futsal nacional e já nos anos 90 com a Maquina Mortífera, o Foz Futsal ganhou espaço no cenário nacional, com Giuseppi, Anderson, Pulga, Juruna, Giuliano, Fabinho, Cabelo e alguns outros. A equipe tinha o comando do Professor Joel de Locco e conquistaram o estado. Foz do Iguaçu era detentor de um futsal de alto nível, e com o fortalecimento da Liga Iguaçuense (LIFS), há quarenta anos desenvolvendo as categorias de base, surgiram vários craques.

A junção de esporte e turismo deu certo e hoje Foz do Iguaçu recebe aqueles que nunca tiveram a oportunidade de conhecer a cidade e seus atrativos. A idéia é colocar na agenda anual mais este evento e que Foz do Iguaçu seja oficialmente a capital mundial não somente do destino Iguaçu, mas também a capital mundial do Futsal.

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.