Arquivos

Categorias

Foz recebe Salão Internacional do Livro

Começou ontem e prossegue até o dia 13 de maio, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, a edição 2012 do Salão Internacional do Livro. O evento, realizado na Praça do Mitre, traz escritores e autores de renome. Ontem, a abertura conto com a ilustre presença do escritor Fernando Moraes, autor de várias biografias e do livro-reportagem A Ilha, sobre Cuba e o domínio de Fidel Castro.

As atividades, a exemplo de outros anos, contam com uma estrutura fixa, que inclui a montagem da Feira do Livro, além de espaço para atividades, palestras e oficinas. O Colégio Bartolomeu Mitre também cederá um espaço interno para os encontros com escritores convidados.Este ano o evento está a cargo da Fundação Cultural em parceria com o Núcleo de Livrarias e Sebos e apoio da Prefeitura Municipal. A parceria com a Secretaria de Educação traz novamente a distribuição de vales-livros.

Durante dez dias, o Salão traz à cidade escritores, jornalistas e autores de relevante importância no cenário nacional. Os convidados já confirmados para este ano são Anna Lee, Paulo Markun, Domingos Meireles, Luis Manfredini, Marta Medeiros, Fabrício Carpinejar, Amaury Ribeiro Junior, Fernando Morais, Márcia Tiburi, Luiz Ruffato, Rogério Pereira e Alcy Cheiuiche. Especialistas na área de educação e literatura como Ilan Brenman e Márcia Rigon também tem espaço garantido neste salão. Além deles, autores locais terão programação específica durante o evento.

O jornalista e escritor Domingos Meireles será o patrono do evento. “Elegemos Domingos justamente pela sua ligação com a cidade. Ele é um amigo de Foz”, disse o presidente da Fundação Cultural, Adelino de Souza.

Este ano professores e mestres de duas universidades trazem ao público palestras e oficinas. “A nossa intenção foi de trazer esses professores para que o público universitário também seja atraído para o evento”, disse Souza. Os temas dos encontros que acontecem durante dois dias vão desde o direito constitucional, a dicas para enfrentar concursos públicos.

Os encontros com os escritores acontecem diariamente no salão que também ofertará apresentações culturais com grupos de escolas, teatrais, musicais com orquestra da Fundação Cultural e convidados, contação de histórias, oficinas e sessões de autógrafos. Todas as atividades abertas ao público.

Vale-livro será distribuído a mais de 40 mil pessoas

Com o intuito de fomentar a leitura entrstudantes, a Fundação Cultural em parceria com ade Educação oferecem durante o evento o Vale-Livro, que este ano será estendido a professores da rede municipal e entidades assistenciais, abrangendo mais de 40 mil pessoas.
“Sabemos que muitos não tem condições de adquirir um livro, por isso achamos interessante auxiliar nesse contato, facilitando o acesso e possibilitando essa aproximação”, disse a secretária de Educação, Joane Vilela.

Com informações Foz Noticia