Written by 12:00 Foz do Iguaçu e Região, Paraná

Foz está unida contra o coronavírus

“Estamos com apoio forte das igrejas católica e evangélica, Itaipu, Exército, muitos empresários, servidores.  Toda a sociedade se mobiliza para ajudar o próximo”, diz Chico Brasileiro. 
O prefeito Chico Brasileiro (PSD) destacou neste domingo, 5, a mobilização de todas as instituições e segmentos de Foz do Iguaçu nas ações e cuidados preventivos ao coronavírus/covid-19. “Temos uma ação muito organizada, a sociedade se unindo para enfrentar a doença e também a crise econômica.” As iniciativas tomadas estão concentradas na área da saúde, no auxílio aos pequenos empresários e no auxílio mais diretos às pessoas vulneráveis.

Chico Brasileiro disse que as escolas em todos os níveis, igrejas, entidades, diversas categorias de trabalhadores, voluntários  e as empresas estão ajudando de forma intensa no enfrentamento ao coronavírus. “A Itaipu disponibilizou laboratório que será muito útil para detecção mais rápida da doença. Assim faremos o monitoramento mais eficaz do crescimento da covid-19 em Foz do Iguaçu. Além da colaboração da Unila, que colocou os servidores e estudantes à disposição, as Justiça Estadual e Federal, o Fórum de Justiça, os ministérios estadual e federal, professores, os próprios moradores, todos têm ajudado”.
O prefeito afirmou ainda que as dificuldades financeiras causadas pela paralisação da atividade econômica são sérias e os casos do coronavírus já estão ocorrendo na cidade. “Os casos estão ocorrendo, mas com o monitoramento bem equilibrado, O sistema de vigilância está acompanhando todos os casos e estamos nos preparando para o que deve vir por aí”.
Segundo o prefeito, todo trabalho está voltado para que a situação se mantenha tranquila e que as medidas que vem sendo tomadas de prevenção podem determinar os picos fracos ou fortes da doença. “Isso fará a grande diferença. Temos e estamos preparados e contamos com o apoio, a colaboração e o empenho de todos. Nós todos, vamos vencer esta etapa difícil das nossas vidas”.

Mobilização – 
Ainda no sábado, 4, no programa da rádio Cultura, o prefeito reafirmou o empenho de “todos na mesma direção” na proteção da vida dos moradores e das empresas de Foz do Iguaçu. “É hora de todos tomarmos a atitude responsável, de usar máscaras nos momentos certos e não fazer aglomerações. Muitos ainda não despertaram para o perigo que estamos correndo.”

As atividades da Semana Santa, o prefeito adiantou que estão suspensas e que as igrejas compreenderam a importância de evitar as aglomerações, como a melhor medida no momento de proteção à toda a sociedade e aos moradores da cidade.

“Temos uma rede de solidariedade como as doações de cestas básicas e materiais de limpeza. Isso porque já tem muita gente que está precisando. Nós que temos renda hoje, temos que pensar naqueles que estão desprotegidos, totalmente sem nada”, disse o prefeito. As ações, segundo Chico Brasileiro, não são só da prefeitura, mas há uma grande mobilização de todos segmentos da cidade. “Estamos com apoio forte das igrejas católica e evangélica, Itaipu, Exército, muitos empresários, servidores.  Enfim, toda a sociedade se mobiliza para ajudar o próximo. Também estamos com a participação efetiva das instituições, do governo do Estado com uma ação muito proativa, da Secretaria Estadual de Saúde apoiando todos os municípios”. 
Olho
 As atividades da Semana Santa estão suspensas. As igrejas compreenderam a importância de evitar aglomerações, como a melhor medida de proteção à toda a sociedade e aos moradores da cidade.  

(Visited 7 times, 1 visits today)

Close