por 10:00 Coronavírus no Paraná, Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu está pronta para vacinação, diz Rosa Jeronymo

Assim que receber as vacinas da Secretaria Estadual de Saúde, Foz do Iguaçu tem a logística suficiente para imediatamente imunizar a população contra o coronavírus, reafirmou nesta quarta-feira, 6, a secretária municipal de saúde, Rosa Jeronymo Lima em entrevista à jornalista Cida Costa no Jornal da Manhã na Rádio Cultura.

A expectativa é receber as vacinas entre o final de janeiro e início de fevereiro. “Temos estoques de seringas e agulhas, estamos organizando toda a logística e quando esse imunizante chegar, começamos imediatamente a vacinação”.

“Vamos vacinar, primeiro, os grupos prioritários, a começar pelos profissionais de saúde, são cerca de sete mil, e em seguida os idosos. Vamos utilizar a mesma logística da vacinação da gripe e fazer a vacinação em casa para evitar que os idosos vão para locais de postos de vacinação, como os postos de saúde”, completa. 

Rosa Jeronymo adianta que a Secretaria de Saúde tem pessoal suficiente para fazer a vacinação em massa na cidade. “Já conversei com a diretoria da atenção básica, responsável pela vacinação, temos a logística e vamos organizar um sistema de mutirão. Se precisar, teremos outros profissionais da enfermagem e enfermeiros auxiliares que dão conta tranquilamente (da vacinação)”.

A vacina é extremamente importante, segundo Rosa Jeronymo, para vencer a pandemia e a vida, aos poucos, voltar ao normal. “É a ciência colocando uma cura à disposição do mundo para que a gente possa estancar a pandemia, mas as pessoas precisam entender que é necessário continuar usando máscara, higienizando as mãos, evitando aglomeração, é isso que faz com que a gente reduza o número de infecções”.

Fechar