por 12:41 Foz do Iguaçu, Turismo

Foz Conhecendo Foz participa de competição internacional que irá premiar os vencedores com US$ 1 milhão

O programa Foz Conhecendo Foz foi aceito no Global Mayors Challenge 2021, competição internacional que premia ações inovadoras para o desenvolvimento urbano em cidades. O desafio deste ano se adaptou para contemplar ações que surgiram durante a pandemia de covid-19. A iniciativa foi inscrita na categoria “Recuperação econômica e crescimento inclusivo”.  

A inscrição está na fase de avaliação e o anúncio oficial com as 50 cidades finalistas será divulgado em junho. Após esse resultado, elas terão até outubro para aperfeiçoar e reenviar a proposta. No final do ano, as 15 melhores serão escolhidas e vão receber US$ 1 milhão para investir no projeto, além de um suporte com especialistas até 2023 para desenvolver as ideias.  

O convite para Foz do Iguaçu participar do desafio veio do prefeito de Nova York e fundador do desafio, Michael Bloomberg. 

“Vencer o Mayors Challenge requer visão ambiciosa, liderança ousada e vontade de mostrar ao mundo que os melhores dias de sua cidade estão por vir. Espero que você participe de nosso maior e mais prestigioso Mayors Challenge de todos os tempos. Estamos ansiosos para mostrar a engenhosidade de sua cidade”, escreveu Bloomberg em carta enviada à Prefeitura de Foz do Iguaçu.  

“É com grande alegria que recebemos este convite tão importante para participar do Global Mayors Challenge deste ano.  É a prova de que, mesmo em meio à pandemia e todas as dificuldades, o município conseguiu idealizar um programa que resgata a principal economia da cidade e gera renda para os trabalhadores do turismo e do transporte escolar, que foram tão prejudicados”, celebrou o prefeito Chico Brasileiro.  

Foz Conhecendo Foz – O programa Foz Conhecendo Foz foi lançado em janeiro deste ano para dar aos motoristas e guias de turismo a oportunidade de retomar os trabalhos paralisados por conta das medidas de restrição contra a covid-19, acelerar a retomada econômica e, ainda, oferecer aos moradores a chance de conhecer os atrativos da cidade gratuitamente, o que aproximou a categoria da população. 

Até o momento são 352 cadastrados no programa – 202 guias, 101 motoristas de vans escolares e 49 motoristas de vans de turismo. Mais de 2.200 iguaçuenses já foram atendidos com os passeios. 

“Despertamos, por essa iniciativa, a valorização, o conhecimento e o sentimento de pertencimento da população com a cidade. Muitos iguaçuenses que fazem os passeios nunca tinham visitado as Cataratas ou a Itaipu, por exemplo”, citou Brasileiro. 

“Foz do Iguaçu está mais uma vez na vanguarda dos projetos de desenvolvimento e inovação em turismo. Já recebi pedidos para estudos de outras cidades turísticas que gostaram do projeto e querem tentar replicá-lo. Esta é a prova de que estamos tendo sucesso e acreditamos que temos boas chances de sermos selecionados no desafio”, afirma Paulo Angeli, secretário municipal de Turismo e Projetos Estratégicos. 


Parceria– A iniciativa do projeto foi apresentada no Legislativo pela vereadora Anice Gazzaoui. O Foz Conhecendo Foz é promovido pela Prefeitura com o apoio do Legislativo e das categorias representativas, como a Liga Independente dos Guias de Turismo de Foz do Iguaçu (Liguia), Cooperativa de Transporte e Turismo Alternativo (Coottrafoz), Sindicato dos Proprietários de Veículos no Transporte Escolar Foz do Iguaçu (Sinprovete) e parceria com as instituições responsáveis pelos atrativos: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Itaipu Binacional e Cataratas do Iguaçu S/A.Global Mayors Challenge

Esta é a 5ª edição do Mayors Challenge, porém é a primeira realizada mundialmente. Os desafios anteriores foram concentrados em regiões específicas e tiveram vencedores em Providence (Estados Unidos, 2013); Estocolmo (Suécia, 2014); Medelín (Colômbia, 2016) e Huntington (Estados Unidos, 2018).  O projeto é desenvolvido pela Bloomberg Philanthropies.

PMFI

Foto; Divulgação

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com