por 13:26 Sem categoria

Fórum de Turismo Iguaçu & Caminhos ao Lago Itaipu é lançado nesta sexta-feira

Fórum de Turismo Iguaçu & Caminhos ao Lago Itaipu é lançado nesta sexta-feira

A criação do Fórum é um passo importante para a integração das ações de promoção do turismo em Foz do Iguaçu e nos municípios lindeiros; Lançamento acontece às 17h30, no Sesc

Acontece nesta sexta-feira, dia 12, o lançamento do Fórum de Turismo Iguaçu & Caminhos ao Lago Itaipu. Formado por entidades públicas e privadas, ligadas  à  atividade turística, o Fórum é uma Instância de Governança Regional de Turismo, que,  a partir de agora,  passa a ser responsável pela gestão das ações para o fortalecimento do turismo na região, integrando o desenvolvimento da cadeia produtiva na região turística Iguassu & Caminhos ao Lago Itaipu.

A criação do Fórum é um passo importante para a integração das ações de promoção do turismo em Foz do Iguaçu e nos municípios lindeiros. O Fórum é formado por uma Assembléia Geral, que conta com representantes do Sebrae/PR; Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu; Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu; Grupo Gestor de Turismo dos Caminhos ao Lago Itaipu; Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu; Instituto de Turismo e Eventos Caminhos do Turismo Integrado ao Lago de Itaipu; Iguassu Convention & Visitors Bureau de Foz do Iguaçu; Fundação Parque Tecnológico de Itaipu; Itaipu Binacional; Secretaria de Estado do Turismo; Instituto Pólo Iguassu e um representante definido entre todas as Instituições de Ensino Superior (IES)  estaduais e  federais da região.

No Fórum há ainda a figura de um Conselho Gestor, formado por nove entidades que compõem a Assembléia Geral, responsável, entre outras ações, por elaborar as diretrizes, planos e projetos de desenvolvimento da região, visando concretizar em ações práticas os objetivos do Fórum.

Entre os objetivos de atuação do Fórum estão: propor uma visão estratégica para o desenvolvimento integrado e sustentável da região turística Iguassu & Caminhos ao Lago Itaipu; integrar e articular a atuação das instituições públicas e privadas e da sociedade civil no âmbito da região, para a elaboração e execução de projetos de desenvolvimento do turismo; estimular os municípios a incorporarem em seus orçamentos programas, projetos e ações correlatas com as políticas de desenvolvimento turístico da região lindeira ao Lago Itaipu; assegurar permanentemente a continuidade do processo de planejamento estratégico do turismo, na região; e articular a ampliação de recursos provenientes do Governo Federal, e também, do Governo Estadual e governos municipais para a realização de projetos turísticos regionais; entre outros.

“O processo na região passa por uma evolução chegando ao ponto de concretizar essa integração com a criação do Fórum, um colegiado de entidades representativas”, diz a consultora do Sebrae/PR  na Regional Oeste, Ana Lucia de Sousa. Ainda segundo a consultora do Sebrae/PR, a criação de um Fórum é importante porque contribui para o aumento da representatividade da região. “As ações são trabalhadas de forma mais planejada e participativa”, explica Ana Lucia. 

Para o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu (COMTUR), Paulo Angeli, o Fórum vai proporcionar a integração da região e o fortalecimento do turismo. “Estamos em um novo momento de profissionalização do turismo e a resposta é essa união. Vimos que temos nossa força com aqueles que estão ao nosso lado e isso vai agregar valor ao roteiro”, salienta Angeli.

Já para o presidente do Instituto de Turismo e Eventos Caminhos do Turismo Integrado ao Lago de Itaipu, Vitor Giacobbo, com a criação do Fórum haverá a complementaridade de conhecimento dos atores locais. “É a concentração de esforços de todas as entidades que trabalham com o turismo. Com essa organização, aproveita-se a energia de todos, pois são entidades fazendo um trabalho concentrado em prol do turismo”, observa Giacobbo.

O Fórum terá abrangência nos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu, na margem esquerda do território brasileiro: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Itaipulândia, Missal, Diamante do Oeste, Santa Helena, São José das Palmeiras, Entre Rios do Oeste, Pato Bragado, Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Terra Roxa, Guaíra, no Paraná, e Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul.

O lançamento do Fórum de Turismo Iguaçu & Caminhos ao Lago Itaipu acontece nesta sexta-feira, dia 12, às 17h30, no Sesc, Avenida Tancredo Neves, 222 – Vila A.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com