por 16:56 Sem categoria

Fórum aprova proposta de Requião para instalação de porto boliviano no Paraguai

Fórum aprova proposta de Requião para instalação de porto boliviano no Paraguai

Entre as resoluções aprovadas, nesta segunda-feira (28), no Fórum Social do Mercosul está a proposta do governador Roberto Requião ao presidente eleito do Paraguai, Fernando Lugo, de que o país permita a instalação de um porto boliviano no Rio Paraguai, em território paraguaio. “Foi uma proposta aclamada por unanimidade pela plenária geral do fórum e será encaminhada pela delegação paraguaia ao presidente Lugo”, disse Doático Santos, coordenador-geral do encontro.

A implantação desse porto boliviano em território paraguaio permitiria à Bolívia ter uma saída para o mar. O Rio Paraguai integra a Bacia Platina, cuja foz no Oceano Atlântico se dá no Rio da Prata (fronteira do Uruguai com a Argentina). Essa sugestão, observou o governador, resolveria o impasse histórico, que foi motivo de da guerra entre Paraguai e Bolívia, patrocinada pela Inglaterra, quando morreram mais de 90 mil pessoas, dos dois países sul-americanos.

“É uma recomendação ao nosso irmão e companheiro (Fernando Armindo) Lugo Mendez: que abra um espaço no Rio Paraguai para que ali se instale um porto boliviano. Desta forma dando um passo importante e necessário para a unificação da América do Sul”, disse Requião, ainda na abertura do fórum, sábado (26), em Curitiba.

Requião apontou a sugestão como uma proposta concreta de integração regional baseada na generosidade, na solidariedade, na fraternidade. São esses elementos que devem estar presentes na integração entre os povos e os países da América do Sul, salientou o governador aos participantes do fórum.

O governador fez questão de salientar também que as relações entre Paraguai e Brasil, com o novo governo no país vizinho, de maneira alguma serão abaladas, com a eleição de Fernando Lugo. “As questões entre os dois países serão tratadas com a generosidade que o Paraguai merece. Tenho conversado sobre isso com o ministro Celso Amorim (Relações Exteriores) e com o presidente Lula”, declarou Requião.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com