Arquivos

Categorias

Forças Armadas iniciam operação em 16,8 mil quilômetros de fronteira

fronteira1

As Forças Armadas iniciaram às 6 horas manhã deste sábado a Operação Ágata 7 em toda a extensão da fronteira brasileira com os dez países sul-americanos. Com o emprego de 25 mil militares e a participação de agentes das polícias federal, rodoviária federal, militar e de agências governamentais, esta edição é a maior mobilização realizada pelo governo brasileiro no combate aos ilícitos entre o Oiapoque (AP) e o Chuí (RS), informam agências de notícias.

Antes de a operação ser deflagrada, o governo manteve contatos com os países vizinhos para o repasse de informações sobre o emprego do aparato militar. A Operação Ágata integra o Plano Estratégico de Fronteiras (PEF) e é coordenada pelo Ministério da Defesa, por intermédio do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA). A execução cabe à Marinha, ao Exército e à Força Aérea Brasileira (FAB).

A Operação Ágata 7 acontece às vésperas da Copa das Confederações, competição esportiva que será realizada em seis cidades-sede – Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. Em função deste evento, o Ministério da Defesa optou por uma mobilização que envolvesse os 16.886 quilômetros das nossas fronteira. Nas edições anteriores, as ações ocorreram em trechos da fronteira do Brasil com os países sul-americanos.

Oeste do Paraná
A 15ª Brigada de Infantaria Motorizada, responsável pela Área de Operações no oeste do Paraná, participa da Operação com mais de 1.000 militares em emprego direto e mais de 2.000 no apoio às atividades realizadas. A frente de atuação é de aproximadamente 400 Km, de Guaíra a Barracão, e foram montadas bases de comando nas cidades de Foz do Iguaçu, Toledo, Palotina e Céu Azul.

As principais ações referem-se a Postos de Bloqueio e Controle de Estradas (PBCE) na faixa de fronteira, patrulhamentos, intensificação de fiscalização de produtos controlados, atividades de inteligência e realização de Ações Cívico-Sociais (ACISO), que consistem em levar o atendimento médico, odontológico e hospitalar aos locais onde concentram famílias carentes.

Os militares estarão atentos aos crimes característicos da região de fronteira, como narcotráfico, contrabando e descaminho, tráfico de armas e munições, crimes ambientais, contrabando de veículos, imigração ilegal, problemas indígenas e garimpo.

Operação Ágata
Em quase dois anos, o Ministério da Defesa, por meio do EMCFA, já realizou seis edições da Operação Ágata. A faixa de fronteira é, como o próprio nome sugere, uma faixa de 150 km de largura ao longo de toda fronteira brasileira. Esse território compreende 27% do território nacional onde estão 710 municípios, sendo 122 cidades limítrofes e 588 não limítrofes.

A fronteira tem 16.886 quilômetros de extensão, sendo 7.363 quilômetros de linha seca e 9.523 quilômetros de rio, lagos e canais. São 23.415 quilômetros de rodovias federais. Os estados de fronteira são: Amapá, Pará, Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os países vizinhos são: Guiana Francesa, Guiana, Suriname, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Peru, Paraguai, Argentina e Uruguai.

Foto: Roger Meireles