Arquivos

Categorias

Força pro Rima! Festival 4º Suspiro acontecerá domingo no Front

No próximo domingo, 6, a partir das 14h, nove bandas se revezarão no palco do 4º Suspiro, o festival de rock que rola no Front Bar – rua 13 de maio, 940, esquina com almirante Barroso -, no Largo da Ordem. São elas: Valets, Repossiveis, Dona Ju, 18 VTS, Unston Punk, Nekromonsters, Hesterco, Macedonia e Psychodelic Jungle. A novidade é que nesta edição do festival, além da apresentação das bandas locais, também acontecerão mostras de fanzines, de produção artística, de tattoos, vídeos e de outros ícones das culturas punk e rock.

Um dos parceiros dessa jornada libertária de expressão artística e cultural da juventude curitibana é o grupo Resistência, iniciativa independente de amigos que se uniram em torno de projetos culturais e sociais e que objetivam promover a paz e o entendimento entre vários movimentos de ideologias diferentes. Os zines de mesmo nome – Resistência -, por exemplo, integram a distribuição gratuita de ideias, que não só levam mais longe o pensamento e as impressões dessa galera, mas promovem verdadeiros debates e revisão espontânea de conceitos dentro de cada pessoa que absorve suas palavras e questionamentos.

Os fanzines, assim como a música e os tattoos, expressam esse sentimento libertário de várias gerações. Os registros do grupo dão conta de que os zines teriam nos Estados Unidos em 1929, no Brasil em 1965, na França em 1968 e na Inglaterra em 1976, impulsionados pelos movimentos de contracultura que surgiram nessas épocas diante de um profundo quadro de desigualdades sociais e de repressão. “Vale lembrar que essas datas não são precisas, mas baseadas nos registros dos fanzines mais antigos que conseguimos encontrar”, informa Lucas Mota. Entre as primeiras publicações brasileiras desse estilo destacam-se o “Bigorna” e o “Ficcção”, produzidos pela juventude de Piracicaba-SP, em pleno contexto da ditadura militar tupiniquim.

Para quem pensa que roqueiros e punks são rebeldes sem causa ou pessoas descompromissadas dos valores coletivos da responsabilidade social, da solidariedade e não somam forças na transformação da realidade, está redondamente enganado. Confira o recado dessa galera:

Mais ação e menos reclamação
“A gente perde muito tempo odiando tudo e todos e nos esquecemos de nos ‘vacinar’ contra esse tipo de enganação. A revolta é algo bom, mas se não for controlada por nós mesmos, ela traz o efeito colateral da cegueira. Passamos a achar que somente aquilo que nós acreditamos é verdade e que todo o resto não passa de enganação. Um grande ideólogo não é feito só de revolta, mas também de humildade e tolerância”.
(Zine Resistência – nº 6 –Lucas Mota – abril/2011).

Serviço: O festival 4º Suspiro é promovido pelo Front Bar e TNT Tattoos. Conta também com o apoio de Resistência e Psico 13. Os ingressos custam apenas R$ 5,00 e podem ser adquiridos no estúdio TNT – Galeria Pinheiro Lima, loja 17, na Praça Tiradentes. Jornalista: Thea Tavares (MTb 3207-PR) – (41) 9658-7588.

Contatos: Alexandre Ricardo de Souza, organizador do festival – (41) 9896-8755.OBS: Seguem foto e imagem do cartaz de divulgação. Banda Hesterco confirmou participação depois de fechada arte do cartaz.