Arquivos

Categorias

Florir Foz nos postos de saúde

florir foz

Quem trafega pelas principais avenidas de Foz do Iguaçu, o chamado corredor turístico, está sendo presenteado visualmente por canteiros floridos e coloridos. É o projeto Florir Foz que já plantou pela cidade cerca de 150 mil mudas de flores.

Esse trabalho de paisagismo também está sendo feito em escolas e centros municipais de educação infantil e ainda em postos de saúde. Várias unidades já estão com um novo visual, tanto na parte interna como nas calçadas de acesso. Além do preparo do jardim a equipe do projeto faz a roçada, poda de árvores.

As flores escolhidas para ornamentar esses jardins são hibisco, salvia, tagete, cinerária e clorofito, que são perenes, isto é, que a planta e suas flores tem mais longevidade. Na unidade básica de saúde, do Ouro Verde, no Porto Meira, na entrada do prédio foram montados dois canteiros, que já estão floridos. Também a lateral do muro vai ficar mais florida com o plantio de hibiscos.

No posto de saúde do Maracanã, o serviço de paisagismo incluiu a roçada e limpeza da área externa. O trabalho foi finalizado com o plantio das flores ornamentais. O mesmo ocorreu com a unidade da Vila C, foram preparados canteiros na área de entrada e ainda nas laterais da estrutura.

Os pacientes que procuram a unidade do Jardim Curitibano também encontram um local mais florido com ajardinamento na parte interna e externa, onde está localizado o prédio.

O Pronto Atendimento do Morumbi, que passou por um mutirão de reforma, recebeu obras de paisagismo na área de entrada e estacionamento e ainda, limpeza e roçada. Lá estão sendo cultivadas salvia, tagete, hibisco e cinerária.

Em outro posto de saúde, também no bairro Morumbi, foi realizado o serviço de ajardinamento e plantio de seis árvores. A unidade do Jardim Curitibano,foi outra atendida pelo projeto paisagístico.

De acordo com o diretor da Secretaria de Agricultura, Osvaldo Trida, o paisagismo chegando aos postos de saúde, trata não só dos cuidados dispensados ao patrimônio público, mas também para que as pessoas que procuram as unidades de saúde, já tenham uma boa recepção desde o acesso ao prédio, passando por canteiros coloridos. Afinal flores são sempre uma visão agradável aos olhos.

Além do corredor turístico, escolas, CMEIs e postos de saúde, o diretor pretende nas próximas semanas iniciar o paisagismo nos bairros da cidade.

Além da compra de mudas de flores feita por meio de licitação, é feita a produção no Horto Municipal, e existe ainda a colaboração de empresas que fazem doação dessas plantas. São unidades que estão colaborando para o sucesso do projeto Florir Foz, que está mudando o visual das ruas, avenidas e prédios públicos.

Política, economia, cultura e bom humor no blog do Paraná.