Written by 15:28 Brasil, Cotidiano, Foz do Iguaçu e Região, Paraná, Turismo e Meio Ambiente

Festival Itaipu River Games começa neste sábado, 23, em Santa Helena

slackline Marcos Labanca

Campeonato Paranaense de Slackline e oficinas gratuitas de Stand Up Paddle integram a programação

Mais de duas mil pessoas são esperadas para este final de semana (23 e 24 de abril) no Complexo Balneário de Santa Helena, no Oeste do Estado, onde acontece o Festival Itaipu River Games e a segunda etapa do Campeonato Paranaense de Slackline.

A montagem da estrutura – de 3 mil metros quadrados – começou esta semana e será concluída na manhã de sábado (23). Todas as atividades – incluindo as competições, oficinas de Stand Up Paddle (SUP), Slackline e apresentações de BMX Dirt Jump – iniciam as 14 horas.

“São 500 metros quadrados de área coberta e arquibancada para 500 pessoas. Temos certeza que será um grande evento. Nossa expectativa é a melhor possível”, disse Raby Khalil, presidente da Associação de Desenvolvimento de Esportes Radicais e Ecologia (ADERE).

Slackline

Chancelada pela Federação Paranaense de Slackline, a segunda etapa do Campeonato contará com a participação de 23 atletas, entre homens e mulheres, de diversas cidades do Estado. Cada competidor terá um minuto e meio para exibir sua melhor performance sobre a fita de 5 centímetros de largura. O grau de dificuldade das manobras, a amplitude, a diversidade e o estilo são alguns dos critérios avaliados pelos árbitros.

De Foz do Iguaçu, um time de peso vai em busca da vitória. Entre os destaques estão Hallan Garcia, campeão da primeira etapa do Campeonato Paranaense de 2016; Ana Carolina Andrade, vencedora da primeira etapa do Campeonato 2016 e 1º lugar na categoria feminino do Campeonato Paranaense de 2015; Dalva Machado, 3° Lugar na categoria feminino do ­Campeonato Brasileiro de Slackline de 2015, e João Gabriel Teixeira (John Nose), 4º colocado no Campeonato Gaúcho e 3º lugar no Paranaense de 2015.

Outra equipe, formada por atletas de renome internacional estará presente para comandar a arbitragem do campeonato. São eles: Allan Pinheiro, um dos maiores nomes do highline brasileiro e árbitro internacional; Diogo Fernando, campeão do Latino Americano Open 2014; Gabriel Aglio, top 10 do ranking mundial e primeiro campeão brasileiro de slackline em 2011; Pedro Rafael Marques (Pedrinho), campeão mundial em 2015 e Giovanna Petrucci, bicampeã mundial de slackline.

SUP

Durante o festival, instrutores de Stand Up Paddle (SUP) de Foz do Iguaçu, Cascavel e Santa Helena estarão na prainha de Santa Helena orientando os iniciantes sobre a prática do esporte, que utiliza uma prancha semelhante a de surfe e um remo. Todos os equipamentos serão disponibilizados gratuitamente pelos organizadores.

Shows

Ainda no sábado, o público vai acompanhar os shows com as bandas Bob Kurupi (Foz), Os Anônimos (Santa Helena), Double Jay Acústico (Santa Helena), e o grupo de rap Terceiro Milênio (Foz). Os djs Bruno Ribeiro e Marcelo Penayo comandarão o som ao longo das tardes.

Promoção

O Festival Itaipu River Games é organizado pela ADERE (Associação de Desenvolvimento de Esportes Radicais e Ecologia) em parceria da Itaipu Binacional, Prefeitura Municipal de Santa Helena, Secretaria Desenvolvimento Econômico e Agência de Desenvolvimento da Região Turística Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu (ADETUR).

(Visited 3 times, 1 visits today)

Close