Arquivos

Categorias

Falácia sobre estrada no Parque Iguaçu ganha força em véspera de eleições

Queiroga 1

É sempre assim. Basta se aproximar o período eleitoral, principalmente para os legislativos estadual e federal, que aparece um monte de politiqueiros tentando garimpar votos no Oeste e Sudoeste do Paraná, com a falácia de “reabertura” de uma via que dividia o Parque Nacional do Iguaçu, mas que foi extinta em 2001 por decisão do Judiciário.

Este ano, véspera do pleito de outubro de 2014, não é diferente. Sob o argumento de criação de uma “Estrada Parque”, proposta na Câmara pelo deputado ruralista Assis do Couto (PT-PR), foi lançada nesta sexta-feira (2) uma cartilha para tentar “sensibilizar” e “orientar” a população.

O ato (foto acima), em Serranópolis do Iguaçu, virou palco de politicagem atraindo parlamentares e pré-candidatos tentando garantir um “naco” de votos dos moradores da região. A conservação ambiental foi para um segundo plano, sobre uma suposta “necessidade” de desenvolvimento da região. Projetos para melhorar a qualidade de vida dos moradores do entorno do Parque nem pensar.

A abertura de uma nova via, como defendem políticos bancados pelo agronegócio, põe em risco a integridade do Parque Nacional do Iguaçu. A unidade de conservação foi declarada pelas Nações Unidas como Patrimônio Natural da Humanidade, em 1939.

A derrubada da reserva atenderia basicamente ao escoamento regional de soja, por um caminho mais curto, e a atividades ilegais que foram desarticuladas pelo fechamento da mesma, há mais de dez anos. Atualmente, a estrada está tomada pela vegetação nativa (foto abaixo).

estrada-colono