0 Shares 250 Views

Evandro Roman propõe aprimorar sistema de defesa agropecuária

19 de setembro de 2017
250 Views


O deputado Evandro Roman (PSD-PR) propôs nesta terça-feira, 19, aprimorar o sistema de defesa agropecuária do Brasil. O tema já foi debatido em audiência pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados. “Não podemos mais aceitar que um marco regulatório de sanidade vegetal seja datado de 12 de abril de 1934. Os dados apresentados que 24%, de todos os defensivos agrícolas que entram no Brasil estão vindo por contrabando, ou seja, são ilegais”, disse Roman.

O primeiro passo, defende o deputado, é debater um novo marco regulatório junto a frente parlamentar da agropecuária e da coordenação de vigilância sanitária. “Temos que ter o máximo cuidado em relação a isto. Com o tempo podemos desenvolver ou criar uma estrutura, uma autoridade sanitária agropecuária”, disse.

Essa nova estrutura, segundo Evandro Roman, não vai gerar mais cargos ou novo órgão e, sim, adequar o que o governo federal já tenha. “Temos que colocar um foco maior, principalmente orçamentário, no cuidado com a vigilância sanitária agropecuária de um mode em geral”,disse.

“No início de 2010, um em quatro produtos do agronegócio em circulação no mundo eram brasileiros. A projeção do Ministério da Agricultura é que, até 2030, um terço dos produtos comercializados sejam do Brasil, em função da crescente demanda dos países asiáticos. Nesse contexto, a defesa sanitária vegetal torna-se cada vez mais importante para que o País possa produzir mais e com qualidade”, concluiu Evandro Roman.

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.