por 19:34 Sem categoria

ESTUNANTE FAZEM CAMPNHA PARA REFORMAR CASA

Jornal de londrina

Estudandes fazem campanha para reforma casa

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) iniciou uma campanha de arrecadação de fundos para a Casa do DCE, localizada na esquina das ruas Prefeito Hugo Cabral com Piauí (centro). Em abril, o local foi palco de disputa com a reitoria da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que queria ocupar o espaço com salas de aula para o Colégio Aplicação.

Enquanto se discute o futuro do prédio, os estudantes pensam em reformar a velha casa, que sofre com a falta de manutenção de muitos anos. Telhado danificado e o forro destruído provocam goteiras em dias de chuva, assim como o piso e toda área externa também necessitam de cuidados.

A estratégia para conseguir recursos para a reforma é unir o atual DCE com as antigas direções que passaram pelo local. A decisão saiu de uma reunião com antigos membros e conforme os atuais representantes teve apoio de todos. “A idéia é fazer com que eles sensibilizem outras pessoas, para ajudar com a doação de recursos e materiais de construção”, completou o coordenador de comunicação, Hugo Kitanishi.

O DCE ainda não sabe quanto será necessário para a reforma. Também não foi feita nenhuma análise estrutural do prédio, mas os planos são de convidar cursos de arquitetura e de engenharia para o trabalho. A casa, após a reforma, planeja o DCE, deverá abrigar eventos culturais, políticos e sociais do movimento estudantil. “Queremos até fazer um resgate da história da história do DCE, montando um museu com documentos sobre cada época”, disse Kitanishi.

Já o diretor do Colégio Aplicação, João Batista, vislumbra o local como uma necessidade para ampliação do atendimento. “Todos os anos temos uma lista de espera de mais de 200 alunos.” No entanto, os recursos para a construção de um anexo ainda não foram definidos. Por meio da assessoria de imprensa, a reitoria da UEL informou que aguarda o resultado das discussões do grupo de trabalho formado com diversos membros da comunidade universitária, entre eles, os estudantes, para discutir o futuro da casa. A comissão tem até quinta-feira para entregar um parecer.

Fechar