Escrito por 11:50 Assunto • 2 Comments

Estudantes ocupam reitoria da UFPR

Compartilhe

Estudantes ocupam reitoria da UFPR

Duzentos estudantes da UFPR ocuparam ontem o prédio da reitoria no Centro de Curitiba. As entradas e saídas do local foram bloqueadas. O ato começou após uma assembleia que antecederia uma reunião como reitor Akel Sobrinho. Os estudantes são uma das categorias em greve na UFPR — assim como os professores e servidores técnico-administrativos. Na pauta dos estudantes, a defesa do ensino público e contra os cortes no orçamento federal para a educação. Com informações do Bem Paraná.

Mas também há pautas locais, como a manutenção do preço da refeição no restaurante universitário. Os estudantes reclamam que a reitoria teria se mostrado negligente durante as negociações.

Em nota publicada na página do Facebook “Greve Estudantil – UFPR”, os estudantes escreveram: “Desde o dia 19 de agosto os estudantes se encontram em greve. Buscamos negociar nossas pautas, porém a reitoria se mostrou negligente e agora os estudantes decidiram por ocupar o prédio da reitoria, utilizando desse ato como instrumento para pressionar a reitoria para que assine nossas pautas”.

A UFPR, por sua vez, alega já ter iniciado as negociações da pauta estudantil, argumentando ainda que dos 21 itens da pauta de reivindicações apresentada na semana passada, seis foram negociados. A assessoria da universidade também informou que os ocupantes da reitoria (eles estimam que seriam 50) cobriram os vidros do térreo do prédio e as câmeras internas de vigilância. Até a noite de ontem, a ocupação na Reitoria era mantida pelos estudantes.

Close