Escrito por 13:00 Assunto

Estudante do ‘Ocupa Paraná’ é pré-candidata à Câmara de Curitiba

Compartilhe

A estudante Ana Júlia Ribeiro, integrante do “Ocupa Paraná”, que em 2016 protagonizou um discurso na Assembleia Legislativa acusando os deputados de terem “sangue nas mãos” em razão da repressão ao movimento, é pré-candidata à Câmara Municipal de Curitiba pelo PT.

Em outubro de 2016, Ana Júlia, então a aluna do colégio Manoel Alencar Guimarães, acusou os deputados de terem sangue nas mãos por nunca terem se importado com os problemas do ensino público e a violência no ambiente escolar, antes do episódio da morte do adolescente Lucas Mota, de 16 anos, em uma escola ocupada em Santa Felicidade, Curitiba.

“Vocês estão aqui representando o Estado e eu convido vocês a olharem a mão de vocês. As mãos de vocês estão sujas com o sangue do Lucas. Como de todos os adolescentes estudantes que são vítimas disso. O sangue do Lucas está na mão de vocês. Vocês representam o Estado, acusou Ana Julia na ocasião.

Na época, escolas públicas de todo o País, inclusive do Paraná, foram ocupadas por estudantes em protesto contra a reforma do Ensino Médio proposta pelo governo do então presidente Michel Temer (MDB). Na ocasião, Ana Júlia tinha 16 anos.

Atualmente ela é graduanda em Direito e Filosofia, trabalha no Instituto Declatra e coordena a Iniciativa Cada Criança, liderada gpelo ganhador do Nobel da Paz, Kailash Sathyarthi. Na próxima sexta-feira (13), a estudante irá reunir apoiadores, familiares e amigos no lançamento do movimento “Ocupar a Política”. A ideia é incentivar a renovação da política.

Close