Arquivos

Categorias

Estrutura federal é entrave dos portos do Paraná, alerta Maron Filho

O deputado Alceu Maron é o primeiro tucano a bradar contra a Medida Provisória 595/2012, que autoriza a concessão à iniciativa privada dos portos públicos brasileiros. A MP dos Portos, como ficou conhecida, atinge também os portos de Paranaguá e Antonina.

Só que o argumento para a concessão, segundo Maron, é que o serviços dos portos é lento e pouco eficiente. “O que acontece é que são os órgãos do governo federal, como a Receita Federal, O Ministério da Agricultura e até o Ibama, que atrasam a liberação para entrada e saída de cargas do porto”, destacou o deputado.

Maron também disse que a medida está sendo criada pelo Governo Federal, de forma unilateral. “Não foram ouvidos setores como a guarda portuária e os empresários do setor para discutir”. A falta de diálogo, segundo o tucano, criou um clima de nervosismo em Paranaguá e no litoral.

Na última semana, pelo menos 10 mil trabalhadores ameaçaram parar devido a MP dos Portos. A paralisação só não ocorreu devido uma medida cautelar conseguida pelo Governo Federal na noite anterior ao protesto.