por 10:50 Destaques, Paraná, Saúde

“Estamos entrando em colapso”, alerta Beto Preto

Foto: Reprodução/RPC

Em entrevista a RPC, o secretário de saúde do Paraná, Beto Preto, enfatizou “que estamos entrando em colapso. Estamos ainda no pré-colapso, com os hospitais já tendo de deixar as portas fechadas. Por isso o decreto estadual entrou em vigor semana passada e a luta diária para abrir mais leitos”.

Segunda-feira (1.°) o estado abriu 198 leitos de Covid-19, sendo 55 de UTI e 93 de enfermaria. O planejamento é abrir mais 97 vagas nos próximos dias.

“O momento é dramático, crítico e pedimos a compreensão, tolerância, paciência e colaboração de todos. Acredito que temos duas saídas: a vacinação em massa e, em março, a diminuição da circulação das pessoas”, clamou o secretário.

Beto Preto também lembrou que é bem possível que o quadro atual é esteja sendo potencializado pela nova variante do coronavírus que já havia levado em janeiro a cidade de Manaus, no Amazonas, ao colapso por falta de leitos e de oxigênio. “Estamos diante de uma variante amazônica que é quatro vezes mais rápida e agressiva e que pode ser a responsável por todo esse crescimento exponencial da pandemia”, completou Beto Preto.

Fechar