0 Shares 159 Views

Estados se unem para promover o turismo sustentável

22 de julho de 2019
159 Views

 

O vice-governador Darci Piana participou no sábado (20), em Antonina, do Encontro da Grande Reserva da Mata Atlântica, que visa a promoção e desenvolvimento do turismo como atividade econômica ambientalmente responsável.

A Grande Reserva da Mata Atlântica compreende o Litoral do Paraná, Litoral Sul de São Paulo e Litoral Norte de Santa Catarina e  foi apresentada aos municípios que a integram, a empresários e imprensa do trade turístico para fomentar a comercialização, desenvolvimento e promoção de roteiros e destinos.

Durante o evento foi assinado o protocolo de intenções para integração e criação do roteiro da Grande Reservada Mata Atlântica, Rota Lagamar e Rota Porto a Porto.

Desenvolvimento econômico – “A maior parte da Mata Atlântica do País está no Paraná, mas Santa Catarina e São Paulo também têm reservas importantes. Unir os três estados para fomentar o turismo sustentável e preservar as unidades de conservação da Mata Atlântica é um passo fundamental para desenvolver a região litorânea”, afirmou Darci Piana.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Paraná, Marcio Nunes, e o presidente da Paraná Turismo, Jacob Mehl, também comemoraram a união inédita dos estados na área do turismo. “É um momento histórico. Estamos envolvendo os governos estaduais e municipais, além de ambientalistas e iniciativa privada para trabalharmos juntos uma fonte econômica responsável e sustentável para a região”, disse Nunes.

“Nunca vi uma reunião tão forte com pessoas importantes e  interessadas em mudar a história do turismo”, acrescentou Mehl.

O diretor presidente da Serra Verde Express, Adonai Aires de Arruda, falou pela iniciativa privada sobre a roteirização e integração dos destinos e produtos turísticos. E reforçou o papel de todos os presentes, lembrando que o turismo é uma área composta por um tripé formado por sociedade civil, poder público e iniciativa privada.

Também estiveram presentes na solenidade, o prefeito de Cananéia, Gabriel Rosa, representando o Estado de São Paulo, a secretária de Turismo de Santa Catarina, Flavia Didomenico,  o superintendente do Sebrae-PR, Vitor Tioqueta, o prefeito de Antonina, Zé Paulo, e os  representantes da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental – SPVS Clóvis e Ricardo Borges.

Entre os estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, está o último grande remanescente contínuo da mata atlântica, chamado de Grande Reserva Mata Atlântica.

A reserva conta com aproximadamente 1 milhão de hectares de áreas naturais não fragmentadas e conecta unidades de conservação já existentes na região da Serra do Mar.  Todo este conjunto foi declarado, em 1989, Sítio do Patrimônio Natural Mundial, e, em 1991, Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pela Unesco.

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.