Arquivos

Categorias

Entrevista: União da Vitória precisa de empregos, afirma Santis Roveda

“Precisamos tornar União da Vitória uma cidade atrativa às novas empresas”, diz Santi Roveda

santin-roveda1O prefeito eleito de União da Vitória, Santin Roveda (PR), já está organizando sua equipe para assumir o comando da cidade nos próximos quatro anos. Uma das primeiras medidas, segundo ele, será o corte de comissionados e reduzir os gastos com despesas na prefeitura. “Precisamos tornar União da Vitória uma cidade atrativa às novas empresas, que além de gerar empregos e desenvolvimento, contribuem com a arrecadação de receita por meio de impostos, cujo valor volta para a população por meio de investimentos da prefeitura, como asfalto, saúde, educação, entre outras obras que beneficiam a todos”, disse Santin Roveda.

O prefeito eleito adianta que terá uma ótima relação com o governo do Estado e com o governo federal, o que pode reverter em recursos e obras para a cidade. Sua marca, disse ele, será de “trabalho com renovação e dinamismo”. “A população de União da Vitória já esta cansada da mesmice, os próximos quatro anos serão de inovação na prefeitura e durante esse tempo, quero deixar o município preparado para quem assumir na minha sucessão possa dar sequência ao desenvolvimento”, completa.

Leia a seguir a entrevista na íntegra.

Quais suas primeiras ações frente à prefeitura da União da Vitória?
Santin Roveda – Nosso objetivo é trabalhar com o mínimo possível de cargos de confiança, colocando as pessoas certas nos lugares certos. Traçaremos metas claras a serem alcançadas por cada pasta e a cobrança em cima das equipes será grande.

Como enfrentar a crise de poucos recursos que afeta as prefeituras?
Santin Roveda – Custo é como unha, tem que cortar sempre, por isso nossa primeira meta a ser cumprida pelos lideres de cada pasta será cortar 20% dos custos de cada secretaria nos primeiros 100 dias.

Além disso há em União da Vitória muitos prédios alugados pela atual administração pública para o funcionamento de secretarias, as quais podem ser anexadas em algum dos dois prédios próprios da prefeitura, que resulta em economia de aluguel, luz, água e outras despesas que a locação gera. O corte de cargos comissionados também é um dos meios para conter os gastos e sobrar receita para investimentos municipais. Precisamos tornar União da Vitória uma cidade atrativa às novas empresas, que além de gerar empregos e desenvolvimento, contribuem com a arrecadação de receita por meio de impostos, cujo valor volta para a população por meio de investimentos da prefeitura, como asfalto, saúde, educação, entre outras obras que beneficiam a todos.

Como será a relação com o governo do estado?
Santin Roveda – Será uma ótima relação. O governador Beto Richa nos deu todo o apoio durante a campanha, além de ser um amigo, está sempre disponível a ajudar nos projetos para União da Vitória. O secretário-chefe da Casa Civil Valdir Rossoni, também está dedicado 24 horas e não é de hoje à nossa cidade e a todo o centro sul do estado. Por isso tenho certeza que o governo do estado estará de braços abertos para nos atender e contribuir com o desenvolvimento de União da Vitória.

Já tem alguma conversação sobre a transição do atual para o próximo governo?
Santin Roveda – Meu modo de gestão será totalmente diferente do atual. Já indicamos alguns nomes para a transição e já iniciamos algumas reuniões. Trabalho com renovação e dinamismo. A população de União da Vitória já esta cansada da mesmice, os próximos quatro anos serão de inovação na prefeitura e durante esse tempo, quero deixar o município preparado para quem assumir na minha sucessão possa dar sequência ao desenvolvimento.

Como está sendo a formatação do novo governo na prefeitura?
Santin Roveda – Apesar do péssimo momento econômico municipal e nacional já tenho muitos projetos e ideias em mente para começar a gestão “a todo vapor” e manter durante os quatro anos toda essa motivação de transformar União da Vitória em uma cidade repleta de oportunidades. Meu principal objetivo é tornar o município um dos mais importantes do estado do Paraná, é fazer uma cidade atrativa às empresas e indústrias, incentivar o empreendedorismo, oferecer qualidade de vida por meio de projetos na área de saúde, educação, saneamento básico, entre outros setores.

Como será a relação com o legislativo municipal?
Santin Roveda – Será uma relação aberta aos diálogos e propostas. Junto com o poder legislativo, vamos discutir o que será melhor para nossa cidade e população. A Câmara de Vereadores está, praticamente, 100 % renovada para 2017, isso torna uma relação mais próxima pois todos ali estão cheios de vontade para trabalhar e dar o seu melhor para o município.

Levantamento do Tribunal de Contas indica que União da Vitória tem 17 obras paralisadas. Já tem uma estratégia para retomar estas obras?
Santin Roveda – O que faltou ao atual governo foi gestão e uma agenda de trabalho definida. A partir de 2017, vamos trabalhar com excelência nos projetos e com planejamento nas ações de curto, médio e longo prazo.

União da Vitória tem atrativos históricos, naturais e culturais. O turismo pode ser um caminho para melhorar a renda da população e a arrecadação do município?
Santi Roveda – Com certeza. Temos dois aspectos importantíssimos para ter sucesso no turismo: temos uma riqueza histórica, cultural e uma abundancia em belezas naturais, e o outro aspecto é a receptividade das pessoas da nossa cidade, União da Vitória é extremamente acolhedora. Nosso objetivo nesse contexto é posicionar a cidade como uma das capitais dos esportes radicais, impulsionando a hotelaria, restaurantes, comércio, etc…

O que o cidadão de União da Vitória pode esperar da gestão Santin Roveda?
Santin Roveda – Sempre fui muito otimista. Apesar das gigantescas dificuldades que vou enfrentar a frente da prefeitura não perderei meu estilo de trabalho duro. O maior segredo de uma boa gestão é estar cercado de pessoas qualificadas, mas sei que a responsabilidade do direcionamento é do líder. Me sinto preparado para encarar o desafio de fazer, não uma nova União da Vitória, mas uma União da Vitória muito melhor!

Olhos
“Apesar das gigantescas dificuldades que vou enfrentar a frente da prefeitura não perderei meu estilo de trabalho duro”

“A partir de 2017, vamos trabalhar com excelência nos projetos e com planejamento nas ações de curto, médio e longo prazo”

“Meu principal objetivo é tornar o município um dos mais importantes do estado do Paraná, é fazer uma cidade atrativa às empresas e indústrias, incentivar o empreendedorismo”