por 16:25 Sem categoria

ENTIDADES PARABENIZAM DEPUTADOS PELA RESTRIÇÃO TOTAL AO FUMO NO PR

ENTIDADES PARABENIZAM DEPUTADOS PELA RESTRIÇÃO TOTAL AO FUMO NO PR

Nos últimos dois dias, o deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB) vem recebendo centenas de manifestações de representantes de entidades, dos movimentos sociais e de populares cumprimentando a Assembleia Legislativa pela aprovação do projeto de lei que baniu o fumo dos ambientes coletivos fechados do Paraná.

"O projeto de lei mobilizou uma grande rede social de proteção à saúde. Não tenho dúvidas que daqui a 10 anos, vai-se reduzir pela metade o número de fumantes no Estado. É isso que acontece nas cidades e países que baniram o fumo dos ambientes fechados", disse Romanelli. O projeto teve sua votação encerrada na última quarta-feira (16) e deve seguir para sanção do governador Roberto Requião na próxima semana.

O presidente da Associação Médica do Paraná, José Fernando Macedo, considerou "muito sensata" a decisão dos deputados que proibiu até os fumódromos. "Seria um crime contra a saúde deixar as pessoas em um ambiente fechado". "É uma vitória para todo o Paraná, principalmente para a capital que é uma das cidades pioneiras no combate ao fumo", completou.

PASTORAL – A fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, que participou ativamente da discussão da proposta disse que o projeto assim que for sancionado em lei será mais "uma ação para preservar a saúde". "A sociedade avança quando cria leis que protegem à saúde. Os deputados estão de parabéns pela coragem e consciência cidadã. O Brasil pode ver no Paraná, mais um exemplo".

A médica adiantou que a Pastoral da Criança enviará cartas às câmaras de vereadores e assembleias legislativas reiterando o incentivo aos projetos de lei antifumo. Em Pelotas (RS), o projeto será votado no próximo dia 23 de setembro. Na mensagem enviada aos vereadores da cidade gaúcha, Zilda pede que a lei seja aprovada e "os vereadores apóiem todas as medidas preventivas aos malefícios do fumo". A pastoral acompanhará a votação.

Propostas semelhantes serão votadas nas cidades de Aracaju (SE), Campo Grande (MS) e nos estados do Espírito Santo, Rondônia, Maranhão e Pará. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, as cidades de Recife, Belém, Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina e João Pessoa já são livres de fumo.

BEM ESTAR – O presidente do Conselho Comunitário de Segurança Água Verde, José Gil de Almeida, parabenizou os deputados pela aprovação do projeto e disse que "a votação representou os interesses do povo paranaense, a defesa do interesse público, da saúde e do bem estar da população".

"Lamentamos que ainda existam minorias defendendo os interesses espúrios da indústria do tabaco, meros interesses econômicos, em detrimento da saúde e do futuro da nossa população", completou.

Márcia Regina Camargo Sturm – técnica da Divisão de Riscos Cardiovasculares e Ações de Controle do Tabagismo da Secretaria Estadual da Saúde – destacou a participação dos deputados nas discussões do projeto e "principalmente na luta contra os fumódromos". "A saúde pública lembrará dessa importante decisão".

A mesma opinião é compartilhada por Matilde Valente, Luiz Hortencio Druzini, Iludia Rosalinski e Marcos Antonio Bessa que enviaram mensagens eletrônicas ao deputado Romanelli. "Parabéns de proibir uma droga que prejudica a economia e a saude de muitas pessoas. Parabéns a todos pela aprovação da lei antifumo e ao não aos fumódromos", relatam as mensagens.

APOIO – Romanelli recebeu mensagens da Comissão Estadual de Controle de Tabagismo, Sociedade Paranaense de Psiquiatria, Pneumologia, Cardiologia e Pediatria, Conselho Regional de Medicina do Paraná, Associação Médica Brasileira, Sociedade Brasileira de Pneumologia, Comissão Nacional de Controle do Tabagismo, Promotoria Pública do Meio Ambiente, Procuradoria Geral do Trabalho, Associação Paranaense Contra o Fumo, Aliança para o Controle do Tabaco.

E ainda do Instituto Nacional do Câncer, Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul, Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, Rede Paranaense para Controle do Tabagismo entre Mulheres, Universidade Estadual do Maringá, Conselho Estadual de Educação, Associação Brasileira de Enfermagem, Conselho Estadual de Farmácia e SindSaúde.

por 16:23 Sem categoria

ENTIDADES PARABENIZAM DEPUTADOS PELA RESTRIÇÃO TOTAL AO FUMO NO PR

Foto: Júlio Gabardo

Nos últimos dois dias, o deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB) vem recebendo centenas de manifestações de representantes de entidades, dos movimentos sociais e de populares cumprimentando a Assembleia Legislativa pela aprovação do projeto de lei que baniu o fumo dos ambientes coletivos fechados do Paraná.

"O projeto de lei mobilizou uma grande rede social de proteção à saúde. Não tenho dúvidas que daqui a 10 anos, vai-se reduzir pela metade o número de fumantes no Estado. É isso que acontece nas cidades e países que baniram o fumo dos ambientes fechados", disse Romanelli. O projeto teve sua votação encerrada na última quarta-feira (16) e deve seguir para sanção do governador Roberto Requião na próxima semana. (Leia mais)

Fechar