Arquivos

Categorias

Engarrafamento cívico

Aloísio Nascimento

Nos últimos anos o Brasil vem sofrendo um processo de desmantelamento político que acarretou no desacreditamento do poder político por parte das forças vivas da sociedade, o poder político encontra-se em letargia, criando a sensação de pseudo governo em especial na esfera federal. Muitos questionam o porquê de tudo isso, outros profetizam cenários desoladores como o absenteísmo eleitoral nas próximas eleições e existem aqueles que duvidam da existência das vindouras eleições.

Por outro lado a Ágora política brasileira nunca esteve tão apossada pelas mais variadas matizes ideológicas com posicionamentos e principalmente com rostos que dão cara a posicionamento políticos e ideológicos que em outrora não se expunham tanto. È fato que no mundo ocidental à direita e extrema direita estão em ascensão e num mundo globalizado seria ingênuo supor que o Brasil não sofreria tal influência, porém cabe salientar que a presença da direita e extrema direita no Brasil são um fato na arena política eleitoral, mas não podemos afirmar seu protagonismo na agenda política em um país no qual pesquisas posicionam e um ex-presidente de centro esquerda como favorito a corrida eleitoral.

O movimento na Arena Política nos leva a um realinhamento das forças políticas brasileiras tanto na esquerda quanto na direita.

E a Sociedade Civil?Apesar de parecer camuflada entre os atores da Ágora Política brasileira ela se move em bloco mesmo dentro de sua pluralidade, despertando o amor e ódio entre os protagonistas da cena política nacional que disputam sua confiança.

De tempos em tempos este bloco reage e prega um susto na comunidade política e o ultimo evento foi a Greve dos Caminhoneiros, difamada pelo governo como uma ação arquitetada pelos patrões e conluio com os empregados ou vice versa, posteriormente um movimento mantido a força por intervencionistas. É fato que no inicio o movimento foi ignorado logo depois muitos famosos da política apoiaram, depois desapoiaram.

O relevante desta mobilização é que mesmo perante o esforço para desmoralizar e descredibilizar o movimento, deixando claro que os prejuízos econômicos e individuais e coletivos não sejam caros a nação. É pertinente registrar o espírito de unidade nacional em prol do movimento de greve, mesmo perante o caos de abastecimento eminente, a coesão se deu de norte a sul e em todos os cantos do país.

A paralisação dos caminhões nas estradas trouxe o Engarrafamento Cívico para Ágora Política nacional. Mais uma vez a sociedade se posicionou e fez sua voz ser ouvida, pode se comentar que apenas os caminhoneiros

receberam benefícios imediatos com as concessões do governo, porém prefiro afirmar que a sociedade brasileira esta amadurecendo e usufruindo dos direitos da democracia mesmo que representativa, se colocando como jogador do jogo político, pois inúmeros temas indispensáveis ao Brasil estarão presentes na agenda eleitoral das próximas eleições, a sociedade não partidarizada ira protagonizar papel relevante nas discussões político eleitorais de 2018. Viva o Engarrafamento Cívico.

Aloísio Nascimento é Cientista Político e Assistente Social

Política, economia, cultura e bom humor no blog do Paraná.