por 11:02 Sem categoria

Encontro discute papel das rádios comunitárias no Paraná

Encontro discute papel das rádios comunitárias no Paraná

Ponta Grossa vai sediar no próximo sábado, dia 9, o II Encontro Paranaense de Rádios Comunitárias, das 8 às 18 horas, no auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) – Campus Central.  O evento vai reunir profissionais do rádio, jornalistas, estudantes de comunicação e representantes de emissoras de todo o Estado para uma ampla discussão sobre a radiodifusão popular.

Segundo o deputado estadual Péricles de Mello (PT), presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, que participa da organização do Encontro, a iniciativa merece destaque por reunir emissoras que prestam um serviço de utilidade pública ao estimular a participação dos ouvintes em suas programações.

“As rádios comunitárias têm como característica a promoção de ações locais que envolvem os movimentos populares, com espaço para o público expressar suas opiniões dentro da comunidade, o que acaba criando assim uma mobilização e uma transformação social”, assinala Péricles.

O Encontro traz palestras, conferências e oficinas. Na parte da manhã serão dois debates com os temas “Desafios para enfrentar a criminalização das rádios comunitárias” e “Desafios e limites da Rádio Comunitária”. À tarde, um bate-papo sobre “Alternativas de Programação Musical em Rádio Comunitária”. Além de oficinas, com 3 horas de duração e 15 vagas por grupo de trabalho.

De acordo com os organizadores do Encontro, o Paraná possui cerca de 170 emissoras de rádios comunitárias regularizadas que estão em atividade.

Participam da organização do evento representantes da Agência de Jornalismo/Departamento de Comunicação da UEPG, Centro Acadêmico João do Rio da UEPG, Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas da UEPG, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Movimento Pró-Federação PR das Mantenedoras de Rádios e TVs Comunitárias e do Sindicato dos Jornalistas do Paraná (Sindijor), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar na Região Sul do Brasil (Fetraf-Sul) e Cáritas Ponta Grossa.

Os participantes podem fazer as inscrições pelo endereço www.cruzeirodosulfm.com.

Confira a programação do II Encontro Paranaense de Rádios Comunitárias:

8 horas – Recepção dos participantes
8h30 – Abertura oficial do II Encontro PR de Rádio Comunitária
9 horas – Conferência de Abertura: “Desafios para enfrentar a criminalização das rádios comunitárias”
10h15 – Intervalo
10h30 – II Conferência: Desafios e limites da Rádio Comunitária
12 horas – Intervalo para almoço
13 horas – Grupos de Trabalho e Oficinas
13 horas – Papo Aberto: Alternativas de Programação Musical em Rádio

Comunitária
16 horas – Plenária Final (resoluções, documentos e deliberações)
18 horas – Encerramento

Oficinas
Produção Radiofônica (Técnicas de Radiojornalismo)
Dicas e técnicas para uma boa locução em rádio
Por que e como usar software livre em rádio comunitária?
Como elaborar projetos para a captação de recursos e apoio?
Elaboração de Apoio Cultural em Rádio Comunitária

Informações:
Agência de Jornalismo da UEPG
Telefones: (42) 3220-3361 / 3220-3389

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com