Escrito por 16:26 Sem categoria

EM FOZ DO IGUAÇU, SUPLENTES SÓ SERÃO EMPOSSADOS APÓS INDICAÇÃO DO TSE

Alguns partidos de Foz do Iguaçu protocolaram um requerimento na Câmara Municipal pedindo mudanças na Lei Orgânica do Município. O objetivo é dar posse aos suplentes de vereadores após a aprovação da PEC dos Vereadores promulgada pelo Congresso Nacional na última semana.

A Casa de Leis de Foz possui hoje 15 vereadores e este número é definido pela Lei Orgânica. De acordo com a emenda, poderão ser empossados suplentes de oito partidos da cidade, aumentando o número para 23 legisladores.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Carlos Juliano Budel, a Casa deve enviar um ofício ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informando que o requerimento foi protocolado. Os vereadores devem esperar a definição oficial, vinda do TRE,  de quais são os suplentes antes de aprovarem qualquer projeto que torne possível a posse.

Após essa resposta o projeto deve ser analisado pelas comissões competentes e discutido em plenário. Se aprovada a modificação na Lei Orgânica os vereadores podem ser empossados.

Ontem a procuradoria-Geral da República (PGR) ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin), com pedido de liminar, contra a PEC dos Vereadores. A proposta seria inconstitucional por desvincular o número de vereadores da proporcionalidade à população dos municípios.

(Visited 1 times, 1 visits today)
Close