Escrito por 09:50 Destaques, Educação

Em Foz do Iguaçu, rematrícula na rede municipal e estadual iniciam na próxima segunda (23)

Compartilhe

Na próxima segunda-feira (23), a Secretaria Municipal de Educação (SMED) inicia o período de rematrículas para o ano letivo de 2021 na Educação Infantil e Ensino Fundamental, em Foz do Iguaçu. O prazo para a atualização dos dados segue até o dia 27 de novembro (sexta-feira). 

Devem efetuar a rematrícula os responsáveis pelos alunos que já estudam na rede municipal e desejam manter o mesmo período e instituição de ensino no próximo ano. A atualização deverá ser feita de forma presencial nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), respeitando as medidas de prevenção à Covid-19. A orientação é para que somente uma pessoa compareça à instituição de ensino com a documentação da criança. 

As matrículas para o 1º ano do Ensino Fundamental serão feitas de 07 a 09 de dezembro, na escola de preferência. Pais de alunos que irão para o 1º ano deverão retirar a declaração de conclusão da educação infantil entre 23 de novembro a 04 de dezembro nos CMEIS. A Secretaria de Educação informa que as transferências e novas matrículas começam no dia 3 de fevereiro.

Rede Estadual 
Na segunda-feira (23) também têm início o período para rematrícula, de forma online, para estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio, e Educação Profissional Técnica de Nível Médio ou de Curso de Formação de Docentes da Rede Estadual de Ensino. O prazo segue até o dia 18 dezembro. Os formulários estão disponíveis no site http://www.educacao.pr.gov.br/

No mesmo período ocorrerão as matrículas para os estudantes que ingressarão em 2021 no 6° ano do Ensino Fundamental e 1° ano do Ensino Médio na rede pública. A matrícula inicial deve ser feita online e posteriormente o responsável deve comparecer a instituição de ensino escolhida para confirmar o cadastro. 

O ano letivo de 2020 será encerrado em 18 de dezembro no Estado. O retorno às aulas está previsto para 18 de fevereiro de 2021, porém, assim como na Rede Municipal, ainda não há previsão de retorno das atividades presenciais em Foz do Iguaçu. 

Colégio Militar 
O Colégio Militar de Foz do Iguaçu também abriu nesta semana as inscrições para o processo seletivo do 6° ano do Ensino Fundamental e 1° ano do Ensino Médio, para o ano letivo de 2021. São 120 vagas para 6° ano e 30 para o 1° ano, sendo que 50% das vagas são reservadas para filhos de policiais e bombeiros militares.

O processo seletivo do Colégio Militar é composto de nove fases, são elas inscrição, homologação da inscrição (o candidato não pode ter reprovado o ou ter abandonado os estudos), ensalamento dos candidatos, teste classificatório (a prova será aplicada no dia 13 de dezembro), divulgação do gabarito preliminar, recebimento de recursos, divulgação do gabarito oficial e da classificação dos candidatos, matrícula, e segunda chamada.

Poderá ser concedida isenção da taxa de inscrição ao candidato (a) que comprove não poder arcar com tal ônus, apresentando no ato da inscrição a certidão de cadastro válido e ativo no Cadastro Único para programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, conforme Decreto nº 6.593/08, combinado com o Decreto nº 6.135 /07.  A inscrição deve ser feita até o dia 03 de dezembro através do site: https://processoclassificatoriocpm.com.br

Close