Arquivos

Categorias

Em Curitiba, vereador sugere tarifa mais barata em horários diferenciados

A realização de uma pesquisa para verificar o índice de usuários do transporte coletivo que mudariam seus horários por uma tarifa mais em conta é razão de um requerimento do vereador Valdemir Soares (PRB) encaminhado Prefeitura de Curitiba e a Urbs. A proposta entraria em vigor fora dos horários de pico, entre as 9h e 16h30 e das 20h às 0h, com uma redução da tarifa em até 30%, dependendo da aderência dos usuários.

“A medida aumentaria o número de passageiros e talvez tiraria do trânsito uma quantidade relevante de veículos nos horários de maior movimento”, argumenta o vereador. A necessidade de adaptação a uma tarifa econômica considera o tráfego dos ônibus com superlotação nos horários de pico, compreendidos entre 7h e 7h45min e entre 18h00min e 19h45min, aproximadamente, de segunda a sexta-feira.

A sugestão é para que a pesquisa seja feita nos terminais de ônibus e estações tubo mais movimentadas da cidade, em diversos horários e também com usuários de veículos particulares. O autor da proposta usou como exemplo as tarifas econômicas aplicadas no transporte aéreo em horários diferenciados. “Muitos passageiros optaram por tarifas mais baratas”, diz Soares.

Segundo afirmação do representante do sindicato das empresas de ônibus, Antônio José Vellozo, em reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), da Câmara Municipal, fora do horário de pico os ônibus circulam com poucas pessoas e, às vezes, completamente vazios. Na oportunidade, ele acrescentou ainda a exclusão de usuários do sistema de transporte coletivo pelo alto valor da passagem.

Política, economia, cultura e bom humor no blog do Paraná.