Arquivos

Categorias

Em 23 dias de governo, Fruet enfrenta primeiro protesto de sem teto

A Gazeta do Povo traz mais uma claudicante notícia do mundo real para o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT). Quarenta e uma famílias estão acampadas na Rua Clóvis Boving, no Moradias Cerâmica, no Tatuquara, em protesto contra a Cohab. Os 100 sem teto, entre elas 30 crianças, que prometem ficar no local até conseguirem um lugar para morar.

As famílias já passaram quatro noites no local, duas delas com chuva. O PT ainda não soltou nenhuma nota de apoio aos sem teto, tão comum em anos anteriores.

O grupo chegou a invadir 131 casas no conjunto após pegar as chaves das casas na construtora. A Guarda Municipal desocupou as casas e ontem à tarde, o grupo prometia invadir mais uma casa para abrigar as crianças.


De acordo com a representante do grupo, Luzia Andrade, 40 anos, os manifestantes são de uma área de risco, às margens de um córrego, chamada Vila Bela Vista da Ordem, também no Tatuquara. Eles afirmam ter se cansado de aguardar a Cohab para resolver o problema de moradia. A reportagem apurou que há moradores de outras áreas de risco de Curitiba, como o Jardim Pantanal.

Segundo Luzia, a ideia inicial não era invadir a área. “Quando chegamos aqui, os sobrados estavam sendo depredados por adolescentes que não eram moradores. A gente viu as portas arrebentadas e entrou”, afirma.

A Guarda Municipal monitora o protesto e garante que permanecerá na vila até que todas as casas sejam ocupadas pelas famílias registradas pela Cohab.