Arquivos

Categorias

Elogios ao golpe de 1964 serão retirados de site, afirma PM paulista

Do Globo Online:

A Polícia Militar de São Paulo afirmou nesta terça-feira (30) que irá remover do site oficial as menções elogiosas que faz à participação do 1º Batalhão de Choque (Rota) no golpe militar. Em nota, a PM reafirmou que compromisso com os ideais democráticos do país. Até o início da noite, porém, permanecia na página a descrição da participação na “revolução de 1964”.

Na internet, o histórico da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) afirma:

“Este Batalhão teve seu efetivo presente em inúmeras operações militares, sempre com participação decisiva e influente, demonstrando a galhardia e lealdade de seus homens, podendo ser citadas, dentre outras, (…) a Revolução de 1964, quando participou da derrubada do então Presidente da República João Goulart, apoiando a sociedade e as Forças Armadas, dando início ao regime militar com o Presidente Castelo Branco”.

Há menção também à Guerra de Canudos (1897), quando milhares de sertanejos foram executados.

Em resposta ao GLOBO, a assessoria de imprensa da PM afirmou em nota que será feita “a devida alteração” na descrição histórica da Rota. “A PM é uma instituição de quase 180 anos de história, e ao longo de sua existência sempre esteve irmanada com o desenvolvimento do País, com a segurança do povo paulista e comprometida com os ideais democráticos da Nação, a exemplo da epopéia de 1932”, informou a assessoria.

O caso repercutiu na tarde de segunda feira, quando a ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos) afirmou que pediria providências ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

– Eu me senti aviltada por isso, uma página oficial de um governo estadual, no período democrático, que faz uma homenagem à deposição de um presidente legitimamente eleito – disse a ministra na segunda.

– É uma estrutura do Estado de São Paulo, não se pode comemorar o golpe, não se pode comemorar a violação do estado democrático de direito, sob pena de se plantar novas violações – completou.