Escrito por 10:05 Foz do Iguaçu

Elias Sousa é eleito presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social

Compartilhe

O secretário de Assistência Social de Foz representará o Paraná junto ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

O secretário de Assistência Social de Foz do Iguaçu, Elias Sousa, foi eleito presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) para o biênio 2021/2022. Ele representará o Paraná junto ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Márcia Regina Ferreira da Silva, da cidade de Campo Magro, integra a chapa vencedora, eleita em assembleia realizada de forma on-line na quarta-feira, 18. A posse de Elias Sousa será no dia 1º de março.

“O Congemas é protagonista na defesa da política de assistência social. A chapa eleita tem o desafio no colegiado nacional de gestores municipais de defender o SUAS e a política nacional de assistência social”, destaca.

A chapa “SUAS – conquista do povo brasileiro” conta com a participação de 21 colegiados estaduais. Elias lembra que Foz do Iguaçu foi indicada para assumir a presidência do Congemas considerando o histórico do avanço da política de assistência social nos últimos quatro anos.

“O apoio da gestão municipal foi primordial. A política de assistência social em Foz do Iguaçu vem ampliando investimentos, não sem desafios, mas caminhando na direção da integralidade do SUAS”.

“Estamos honrados em ter um iguaçuense como o secretário Elias Sousa representando o Paraná no colegiado nacional. Ele é extremamente capacitado, conhecedor como poucos da política de assistência. Tenho certeza que fará um ótimo trabalho em defesa do SUAS e da política de assistência como um todo”, disse o prefeito Chico Brasileiro.

Representante do Paraná

O secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, destacou a importância de ter um representante do Paraná no colegiado nacional. “Essa representatividade só fortalece a política pública social. Vamos atuar em conjunto para que seja possível cada vez mais desenvolver ações, programas e projetos que atendam os paranaenses em situação de vulnerabilidade”.

“Tenho certeza que o Elias fará toda a diferença junto com a aguerrida equipe da chapa eleita. A diversidade do Brasil vai estar representada no Congemas. Lembro-me que, mesmo sem estar na direção como presidente da diretoria executiva, Elias foi atuante na diretoria extensa do colegiado, sempre participou das frentes e debates do colegiado. É uma grande satisfação saber que o colegiado continuará em excelentes mãos”, destacou Andreia Lauande, presidente do Congemas gestão 2019/2021.

O Congemas representa os municípios brasileiros junto ao Governo Federal, Ministério da Cidadania e aos governos estaduais. O colegiado tem como objetivo o fortalecimento da representação municipal nos conselhos, comissões e colegiados, em todo o território nacional.

Diretoria executiva

Presidente: Elias de Sousa Oliveira – Foz do Iguaçu – Grande Porte; vice-presidente: Valdiosmar Vieira Santos – Lagarto/SE – Médio Porte; primeira secretária: Ieda Maria Nobre Castro – São Benedito/CE; Pequeno Porte II; segundo secretário: Jane Mara Silva de Moraes – Manaus/AM – Metrópole; primeira tesoureira: Marinalva Broedel Machado de Almeida – São Mateus/ES – Grande Porte; segunda Tesoureira: Magali Pereira Costato Basili – Atibaia/SP – Grande Porte.

Close