Written by 20:54 Sem categoria

Eleição de Rui Falcão é uma solução natural e mostra unidade do PT, diz Zé Dirceu

As informações são do blog do Zé Dirceu. A eleição, por unanimidade, pelo Diretório Nacional do PT do deputado Rui Falcão para a presidência do PT não é apenas uma prova da unidade do partido neste momento, mas uma solução natural.

Rui era o primeiro vice-presidente, foi eleito na chapa majoritária e já exerceu a presidência do PT na década de 90; foi presidente do Diretório Municipal de São Paulo, deputado estadual por vários mandatos, líder da bancada, hoje é o primeiro secretário da Assembléia de São Paulo.

Na gestão de Marta Suplicy, não assumiu o mandato de deputado federal para continuar ajudando a então prefeita, no cargo de secretário de Governo.

Rui militou na política desde a juventude. Estivemos juntos no PCB, depois na dissidência estudantil. Quando fui preso em Ibiúna, Rui já militava na Var Palmares, preso, torturado, foi condenado há vários anos de prisão e cumpriu pena no Rio Grande do Sul.

O conheci logo depois do golpe militar de 64, já era jornalista, trabalhava no Notícias Populares. Durante 10 anos foi diretor de redação da Exame, diretor do Sindicato de Jornalistas de São Paulo, como eu é advogado, sempre trabalhou além de estudar e militar.

Tenho com ele uma longa militância e amizade. Começamos juntos no PT e dirigimos com Devanir Ribeiro, José Cicoti e Djalma Bom, Alípio Freire, José Machado, Janete Pieta, Eder Sader, José Álvaro Moises, entre outros, a primeira Executiva do PT de São Paulo. Apesar de anos de militância em tendências diferentes no PT, sempre tivemos uma amizade, que me orgulha, nunca foi afetada. Ao contrário do que dizem, não tive participação na sua indicação, mas como todos, votei com prazer e sentimento de alegria no seu nome para substituir ao nosso Zé Eduardo Dutra, que renunciou ao mandato pelas razões que expôs na reunião.

Rui sabe que não será tarefa fácil substituir Dutra, que foi eleito e exercia a presidência com total apoio do partido e da nossa presidenta Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula, mas também sabe que pode contar conosco e com nosso apoio, começando pelo do Lula e da nossa Presidenta.

(Visited 3 times, 1 visits today)

Close