Arquivos

Categorias

Educação e integração dos surdos em debate dia 12 na Assembleia do Paraná

A educação e integração dos surdos será debatida na Assembleia Legislativa durante a sessão ordinária do próximo dia 12 de setembro. Na ocasião, o Legislativo abrirá espaço para os pronunciamentos da professora Sueli Fernandes, da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis/PR), e de Ramaiane Gomes, do Movimento em Defesa da Educação e Integração dos Surdos.

O objetivo é analisar propostas de emendas encaminhadas ao Plano Nacional de Educação (PNE); o acesso dos surdos às escolas regulares; a inclusão das Libras (a língua de sinais) como disciplina curricular; e a integração dos surdos nas escolas.

O evento atende a uma proposição do deputado Professor Lemos (PT), que considera fundamental o debate, especialmente para que a população adquira consciência e respeite a pessoa surda.

Censo – A Feneis é uma entidade filantrópica, de cunho civil e sem fins lucrativos, que trabalha para representar as pessoas surdas. Tem caráter educacional, assistencial e sociocultural. Uma das suas principais bandeiras é o reconhecimento da cultura surda pela sociedade. São atendidas pela instituição, além dos surdos, familiares, instituições, organizações governamentais e não governamentais, fonoaudiólogos e outros profissionais ligados ao setor.

Dados da Feneis nacional revelam que o censo demográfico de 2000 registrou no país um total de 766.344 crianças e jovens surdos (com idade entre 0 – 24 anos). E apenas 56.024 estavam matriculados (dados do Censo Escolar 2003). “Diante desses dados, só nos resta perguntar: onde estão os 710.320 surdos excluídos e como inserí-los no sistema escolar para eles terem chance de uma inclusão social?”, questiona a entidade.

Os pronunciamentos acontecerão durante o horário do Grande Expediente da sessão plenária. A unidade da Feneis de Curitiba está localizada na Rua Alferes Poli, 1115, no bairro Rebouças (CEP 80.220-050); e.mail: [email protected]; fone (41) 3334-6577.