por 14:53 Sem categoria

Dr. Rosinha convidará Jobim a expor proposta de Conselho de Defesa ao Parlamento do Mercosul

MERCOSUL
Dr. Rosinha convidará Jobim a expor proposta de Conselho de Defesa ao Parlamento do Mercosul

O presidente do Parlamento do Mercosul, deputado Dr. Rosinha (PT-PR), convidará o ministro da Defesa, Nelson Jobim, para participar da próxima sessão do organismo, marcada para os dias 28 e 29, em Montevidéu. Ele pedirá ao ministro que exponha aos parlamentares dos quatro países que compõem o bloco – Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai – a proposta de criação do Conselho de Defesa da América do Sul.

– O comparecimento do ministro será importante para que se promova um debate com mais profundidade sobre o tema, ainda mais agora com a Quarta Frota da Marinha norte-americana nas nossas costas. Precisamos dar uma resposta aos Estados Unidos – disse Dr. Rosinha ao final de reunião da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, realizada nesta quarta-feira (9), no Senado.

Em maio, foi anunciada pela presidente do Chile, Michelle Bachelet, que assumia a presidência pro tempore da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), a criação de um grupo de trabalho para debater o estabelecimento do conselho. Segundo informações da Agência Brasil, o grupo teria 90 dias para discutir a proposta brasileira, que já foi apresentada por Jobim a diversos governos sul-americanos.

De acordo com Dr. Rosinha, Jobim já teria demonstrado interesse em debater a proposta de estabelecimento do Conselho de Defesa da América do Sul com os integrantes do Parlamento do Mercosul. Resta apenas definir, segundo o deputado, a data da visita do ministro.

Marcos Magalhães / Agência Senado

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com