Escrito por 10:58 Assunto

Dono da Havan é condenado por fake news

Luciano Hang é dono da rede de 30 lojas Havan no Paraná, e poderá ser cidadão honorário do Estado

Reitor da Unicamp, uma das universidades mais prestigiadas do Brasil, Marcelo Knobel venceu uma ação de indenização por dano moral contra o empresário Lucano Hang, dono da Havan. No dia 24 de julho de 2019, Hang postou em seu perfil no Twitter a seguinte frase: “Unicamp final ano passado amigo meu acaba de contar foi formatura sobrinho no final o Reitor grita: ‘Viva la Revolução’ e depois dizem que nossas universidades não estão contaminadas? Vá pra Venezuela Reitor FDP”. A mensagem recebeu alto engajamento: 683 retuítes e 5.300 curtidas. O reitor, então, entrou com uma ação por se tratar se uma fake news. Há dez dias, o juiz Mauro Iuji Fukumoto deu ganho de causa ao reitor e estipulou uma indenização de 20 900 reais. Cabe recurso. Veja um trecho da entrevista cedida à Veja:

Marcelo Knobel, reitor da Unicamp e formado em Física: alvo de fake news propagada pelo Twitter

Por que o senhor decidiu entrar com a ação contra o dono da Havan? […] As notícias falsas e seus propagadores não podem ficar impunes e a Justiça precisa ser feita. Não é pelo valor da indenização, mas pelo o que ela representa. No meu caso, ele divulgou uma mentira sem pé nem cabeça. Entrei com a ação assim que ele postou o tuíte.

O tuíte fala que o senhor teria gritado “Viva la Revolution” em uma formatura… […] Foi um ataque mentiroso e fora de contexto. No processo, a defesa argumentou que o termo “fdp”, usado no tuíte, não é um palavrão.

Um Pouco mais sobre Marcelo Knobel:

É um físico brasileiro nascido na Argentina, professor titular do Instituto de Física Gleb Wataghin da Universidade Estadual de Campinas (IFGW–Unicamp). Em 19 de abril de 2017, tomou posse como reitor da Unicamp, para um mandato de quatro anos, após vencer a consulta à comunidade acadêmica e ter seu nome confirmado pelo Conselho Universitário (Consu) e pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

(Visited 29 times, 1 visits today)
Close