por 08:52 Sem categoria

DOIS MIL PROTESTAM CONTRA O PEDÁGIO NA BR-116

DOIS MIL PROTESTAM CONTRA O PEDÁGIO NA BR-116

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), destacou nesta segunda-feira (25) a manifestação contra a construção irregular de novas praças de pedágio na BR-116, na região de Mandirituba. Segundo dados da Polícia Militar, a manifestação reuniu mais de duas mil pessoas. Os manifestantes conseguiram marcar para amanhã (terça-feira, 26) uma nova audiência pública com representantes da concessionária.

"Mais uma vez estamos sendo lesados pela ganância das concessionárias de pedágio. Agora querem construir uma praça no perímetro urbano da cidade, irregularidade constatada em outras cidades que serão divididas pelas praças de pedágio. É mais uma anomalia que vem se desenrolando em nosso estado, é preciso nos mobilizarmos agora se quisermos barrar mais esse prejuízo", disse Romanelli.

O protesto foi organizado pelo Fórum Popular Contra o Pedágio em conjunto com vereadores de Mandirituba e entidades representativas dos caminhoneiros. Além da manifestação, foi realizada uma audiência pública que contou com a participação de representantes de Campina Grande do Sul, São José dos Pinhais, com a presença de lideranças dos bairros das duas cidades, e caminhoneiros.

"A audiência serviu para os presentes discutirem as respostas encaminhadas pela concessionária Planalto Sul, que foi obrigada pelo Ministério Público a fornecer as informações", informou Romanelli.

O deputado lembra da vitória obtida pela população de Jacarezinho, que tinha uma praça em situação irregular, caso semelhante ao encontrado na BR-116. "É o mesmo caso da praça de pedágio de Jacarezinho. O pedágio foi instalado na divisa das cidades, em perímetro urbano, dividindo bairros interligados. Esse pedágio é ilegal e a praça deve ser removida ou a concessionária liberar o bloqueio", disse Romanelli. As praças de Jacarezinho na rodovia BR-369 só estão abertas em função de liminar do Supremo Tribunal Federal para concessionária Econorte.

"Querem implantar tarifas no perímetro urbano. Os precedentes que temos são muito importantes para amparamos essa luta. As crianças não podem ir a escola, o ônibus não circula mais por conta do pedágio. Temos que buscar mecanismos, cobrar do DNIT, da ANTT e do governo federal uma solução", disse Romanelli.

Estiveram presentes, além dos repsentantes do Fórum Popular Contra o Pedágio, caminhoneiros e populares, o Presidente da Câmara Municipal de Mandirituba, José Zonete Pinheiro e os vereadores: Giumar Fernandes, Marília Segala Lourenço, Manoel Airton Cruz, Diva Maria Palú de Freitas e a vice-presidente da Câmara Municipal de Fazenda Rio Grande, Professora Lirani Franco.

por 08:51 Sem categoria

DOIS MIL PROTESTAM CONTRA O PEDÁGIO NA BR-116

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), destacou nesta segunda-feira (25) a manifestação contra a construção irregular de novas praças de pedágio na BR-116, na região de Mandirituba. Segundo dados da Polícia Militar, a manifestação reuniu mais de duas mil pessoas. Os manifestantes conseguiram marcar para amanhã (terça-feira, 26) uma nova audiência pública com representantes da concessionária. Leia na íntegra aqui.

Fechar