por 09:48 Sem categoria

DOBRANDINO CONQUISTA CENTROS DE SAÚDE DA MULHER E DA CRIANÇA PARA MUNICÍPIOS DO OESTE DO PR

DOBRANDINO CONQUISTA CENTROS DE SAÚDE DA MULHER E DA CRIANÇA PARA MUNICÍPIOS DO OESTE DO PR

O deputado Dobrandino da Silva (PMDB) anunciou nesta segunda-feira (02) a implantação de Centros de Saúde da Mulher e da Criança nas cidades de Matelândia, São Miguel do Iguaçu, Corbélia e Braganey. Esta é mais uma conquista de Dobrandino, que articulou junto ao Governo do Estado a inclusão dos municípios no plano que irá investir até o ano de 2010 R$ 81 milhões para a construção de 150 centros de saúde em todo o Estado.

Dobrandino destaca que as cidades contempladas não possuem nenhuma unidade do Centro de Saúde da Mulher e da Criança e que esta implantação vai melhorar significativamente a qualidade de vida das moradoras que não possuem condições financeiras de realizar tratamentos de saúde na iniciativa privada.

"O centro vai possibilitar à mulher e à criança um atendimento mais humanizado e específico, já que a saúde feminina requer uma atenção especial, diante dos vários problemas que se desenvolvem por falta de prevenção e tratamento adequado. Além disso, as unidades vão diminuir significativamente a fila nos postos de saúde, garantindo assim uma melhoria em toda a saúde do município", destaca o deputado.

Segundo Dobrandino, as conversações com os municípios contemplados na região Oeste do Paraná iniciam nesta sexta-feira (06) em Cascavel, em uma reunião entre prefeitos, secretários municipais de saúde e o Secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, Luiz Forte Neto.

Inclusão – Além dos municípios já contemplados, o deputado Dobrandino da Silva segue articulando com o Governo do Estado a inclusão dos municípios de Céu Azul, Diamante do Oeste, Itaipulândia, Missal, Ramilândia, Santa Terezinha de Itaipu e Serranópolis do Iguaçu.

Projeto – De acordo com o projeto do Estado, cada Centro receberá mensalmente R$ 8 mil para contratação de pessoal, manutenção das unidades e pagamento dos profissionais. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano/Paranacidade será a responsável pela construção da unidade, que deve ter 260 m2 de área total, para abrigar consultórios odontológico, pediátrico e ginecológico, salas de enfermagem, imunização, inalação, curativos e higiene bucal, área para realização de exames cardíacos, farmácia, vestiários e copa.

A Secretaria da Saúde tem como atribuições o fornecimento dos equipamentos, o repasse do incentivo mensal e a prestação de assessoria técnica, incluindo o treinamento de profissionais. O terreno para construção das unidades deve ser cedido pelos municípios. (Assessoria)

Fechar