por 12:49 Sem categoria

Dobrandino: Biodíesel é o combustível do futuro

O deputado Dobrandino da Silva defendeu nesta segunda-feira (19) o uso do biodiesel e a implantação de usinas para a produção. "Para o bem comum, devemos estimular o biodiesel no Brasil uma vez que nosso país é riquíssimo na matéria prima necessária para a sua produção. Um exemplo é o Programa Paranaense de Bioenergia que está apoiando a primeira miniusina de óleo vegetal do Estado, instalada no fim do ano passado na Colônia Witmarsum, em Palmeira e que deve servir de modelo para implantação em outras propriedades rurais", diz . Confira matéria completa clicando em Reportagens.

por 12:48 Sem categoria

Dobrandino: Biodíesel é o combustível do futuro

Dobrandino: Biodíesel é o combustível do futuro
 
Para o parlamentar, governos federal e estadual devem cada vez mais estimular Programas que viabilizem a produção

 
O deputado Dobrandino da Silva defendeu nesta segunda-feira (19) o uso do biodiesel e a implantação de usinas para a produção.

"Para o bem comum, devemos estimular o biodiesel no Brasil uma vez que nosso país é riquíssimo na matéria prima necessária para a sua produção. Um exemplo é o Programa Paranaense de Bioenergia que está apoiando a primeira miniusina de óleo vegetal do Estado, instalada no fim do ano passado na Colônia Witmarsum, em Palmeira e que deve servir de modelo para implantação em outras propriedades rurais", diz .

Um acordo de cooperação entre a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, por meio do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Rede Evangélica Paranaense de Assistência Social (Repas) viabilizou este projeto, que teve um investimento inicial de R$ 200 mil do Fundo Paraná.

"São iniciativas como esta que estimulam os produtores rurais em diversificar, tendo a oportunidade de gerar mais renda, mais emprego e conseqüentemente também auxiliar na preservação do meio ambiente, deixando de lado algumas monoculturas que prejudicam o solo", destaca.

A iniciativa proporciona o desenvolvimento de pesquisas sobre aplicação de combustível alternativo a partir da utilização de óleo vegetal em motores diesel e análise de sua eficiência como fonte, principalmente, em pequenas propriedades rurais

Fontes renováveis – O parlamentar concorda que o biodiesel é o combustível do futuro, inclusive no que diz respeito à defesa do meio ambiente também. "Os Estados Unidos e países da Europa vêm estimulando a substituição do petróleo por combustíveis de fontes renováveis, incluindo principalmente o biodiesel, diante de sua expressiva capacidade de redução da emissão de poluentes e de diversos gases causadores do efeito estufa", enfatiza.

Sobre o biodiesel – Biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, que pode ser obtido por diferentes processos tais como o craqueamento, a esterificação ou pela transesterificação. Pode ser produzido a partir de gorduras animais ou de óleos vegetais, existindo dezenas de espécies vegetais no Brasil que podem ser utilizadas, tais como mamona, dendê (palma), girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso e soja, dentre outras.

O biodiesel substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclodiesel automotivos (de caminhões, tratores, camionetas, automóveis, etc) ou estacionários (geradores de eletricidade, calor, etc). Pode ser usado puro ou misturado ao diesel em diversas proporções.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com