Arquivos

Categorias

Dilma tem medo do IBGE, diz IRG

Na última semana a crise no IBGE repercutiu na imprensa (divulgação de pesquisas foi suspensa, duas diretoras pediram demissão e outros 30 coordenadores deixaram seus cargos) pela interferência direta do governo federal, patrocinada por Gleisi Hoffmann (PT-PR) no Congresso Nacional. Ricieri Garbelini, professor da Uninter e diretor da IRG Pesquisa, avalia que o próprio governo tem receio da depuração dos dados nos levantamentos do IBGE.

Garbelini diz que a diferença das duas pesquisas, a Pnad Contínua, que é feita em nível nacional, demonstra uma taxa de desemprego, e a pesquisa de emprego mensal, feita em algumas capitais pelo próprio IBGE, demonstra outros número. “Só que são pesquisas diferentes – uma pesquisa é nacional e a outra apenas em grandes cidades, em regiões metropolitanas. De qualquer forma, esse dado afeta a campanha de reeleição da atual presidente”, diz Ricieri.

Outro detalhe importante salientado por Garbelini é que certos números ajudam o governo a fazer uma melhor distribuição de recursos para os estados e, em ano eleitoral, isso pode se transformar numa guerra.

Política, economia, cultura e bom humor no blog do Paraná.