por 08:52 Jair Bolsonaro, Meio Ambiente

Desconfiança com governo Bolsonaro trava acordo com Mercosul, diz embaixador da União Europeia

Em entrevista ao Congresso em Foco, o Embaixador da União Europeia no Brasil,o espanhol Ignacio Ybáñez Rubio, apontou que o acordo entre a União Europeia e o Mercosul, Costurado há mais de 20 anos, está emperrado e ameaçado por causa da política ambiental do governo Bolsonaro. Para que as negociações avancem, adverte o diplomata, será preciso que a Europa retome a confiança no Brasil, o que exigirá do país a redução dos indicadores de desmatamento ilegal e a reformulação de sua política socioambiental, abrangendo também a proteção dos povos indígenas. “A desconfiança existe”, frisa.

Segundo Ybáñez, o acordo só será ratificado se houver alinhamento entre valores e aspirações entre os países-membros dos dois blocos.

“Já levamos certo tempo comunicando ao governo brasileiro a nossa preocupação a respeito. De alguma forma, o comissário Dombrovskis já anunciou nos parlamento [europeu] que, até que não restabeleçamos a confiança deste ponto de vista com o governo brasileiro, vai ser muito difícil de seguir adiante, primeiro com a assinatura e depois a ratificação”, afirmou o embaixador, que está desde o ano passado no Brasil com a missão de acertar com o governo brasileiro as condições para o fechamento do acordo. Valdis Dombrovskis, da Letônia, é o comissário de Comércio da Comissão Europeia e peça-chave nas negociações da parceria comercial.

Fechar