Escrito por 19:02 Brasil, Cotidiano, Cultura e Música, Sobre quem

Descendentes de Secundo Pivatto têm encontro anual em Chopinzinho

familia pivatto

Os descendentes da família de Secundo Pivatto, desbravadores do Oeste e Sudoeste do Paraná, vão manter a tradição e realizar no próximo final de semana (dias 25 e 26 de maio), o encontro anual em Chopinzinho. Esta será a sexta vez em que os filhos, netos, bisnetos e tataranetos do pioneiro se encontram.

Os filhos de Secundo Pivatto – João Bortolo, Olívia, Antonio, Frederica, Rosa, Ângelo, Guilherme e Albina – nascidos do Rio Grande do Sul, migraram para o Paraná e outros estados no início do século passado. As reuniões da família tiveram início da década de 1990, após pesquisa na internet.

O levantamento começou na cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul, com Ângelo Pivatto (em memória), morador de Santa Helena. Na época, foi estruturada a árvore genealógica da família bem como o Brasão dos Pivattos, vindos da Itália.

Programa
A reunião terá como base a sede da AABB de Chopinzinho. Durante a mobilização dos descendentes, de sábado a domingo (25 a 26 de maio), haverá confraternização com o encontro da nova e velha guarda dos descendentes de Secundo Pivatto.

Na programação cantorias italianas e variadas, jogos de cartas, bocha e o famoso futebol. “E no futebol é onde existe a rivalidade mais sadia”, observa Olir Pivatto, bisneto de Secundo Pivatto.

O jogo, segundo ele, está marcado para as 9h de domingo (26). “A família Pivatto foi campeã em Santa Helena, em 2012. Houve só empates entre Chopinzinho, Santa Helena e Laranjeiras do Sul. Todos saíram vitoriosos”, diz Olir, em tom de brincadeira.

O diálogo entre os descendentes relembrando as origens da família na Itália é um dos destaques da confraternização. Fotos antigas estarão expostas em mural. A família já criou uma página nas redes sociais para conservar a história de todos. O endereço é www.facebook.com/FamiliaPivattoDescendentesDoSecundo.

Retrospecto
O encontro do ano passado teve bastante repercussão na imprensa, principalmente na internet, rádios e jornais impressos. Olir lembra que os Pivattos, após migrarem do Rio Grande do Sul, se dirigiram para diferentes comunidades de Santa Catarina, Paraná e São Paulo e outros Estados da federação.

“Hoje, outros tantos Pivattos se aventuram na busca de novos horizontes em outros estados da federação como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Goiás”, informa Olir. “Além disso, já foram encontrados ramos da família Pivattos na Itália, Argentina, EUA e outros países”.

Participam do encontro os Pivattos de Chopinzinho, Laranjeiras do Sul, Curitiba, Xanxerê, Santa Helena e municípios da costa oeste, margens do Lago de Itaipu.

Contexto
O primeiro encontro da família aconteceu em Chopinzinho em 1994, depois Santa Helena, Laranjeiras do Sul, em 2011. Santa Helena patrocinou o encontro de 2012. A organização em Chopinzinho está a cargo da matriarca Olivia Pivatto, filha de Segundo Pivatto e dos netos Adelmir, Maria e Arminda, filhos de João Bortolo Pivatto.

Foto: www.correiodolago.com.br

(Visited 10 times, 1 visits today)
Close