0 Shares 279 Views

Descendentes de Secundo Pivatto têm encontro anual em Chopinzinho

24 de maio de 2013
279 Views

familia pivatto

Os descendentes da família de Secundo Pivatto, desbravadores do Oeste e Sudoeste do Paraná, vão manter a tradição e realizar no próximo final de semana (dias 25 e 26 de maio), o encontro anual em Chopinzinho. Esta será a sexta vez em que os filhos, netos, bisnetos e tataranetos do pioneiro se encontram.

Os filhos de Secundo Pivatto – João Bortolo, Olívia, Antonio, Frederica, Rosa, Ângelo, Guilherme e Albina – nascidos do Rio Grande do Sul, migraram para o Paraná e outros estados no início do século passado. As reuniões da família tiveram início da década de 1990, após pesquisa na internet.

O levantamento começou na cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul, com Ângelo Pivatto (em memória), morador de Santa Helena. Na época, foi estruturada a árvore genealógica da família bem como o Brasão dos Pivattos, vindos da Itália.

Programa
A reunião terá como base a sede da AABB de Chopinzinho. Durante a mobilização dos descendentes, de sábado a domingo (25 a 26 de maio), haverá confraternização com o encontro da nova e velha guarda dos descendentes de Secundo Pivatto.

Na programação cantorias italianas e variadas, jogos de cartas, bocha e o famoso futebol. “E no futebol é onde existe a rivalidade mais sadia”, observa Olir Pivatto, bisneto de Secundo Pivatto.

O jogo, segundo ele, está marcado para as 9h de domingo (26). “A família Pivatto foi campeã em Santa Helena, em 2012. Houve só empates entre Chopinzinho, Santa Helena e Laranjeiras do Sul. Todos saíram vitoriosos”, diz Olir, em tom de brincadeira.

O diálogo entre os descendentes relembrando as origens da família na Itália é um dos destaques da confraternização. Fotos antigas estarão expostas em mural. A família já criou uma página nas redes sociais para conservar a história de todos. O endereço é www.facebook.com/FamiliaPivattoDescendentesDoSecundo.

Retrospecto
O encontro do ano passado teve bastante repercussão na imprensa, principalmente na internet, rádios e jornais impressos. Olir lembra que os Pivattos, após migrarem do Rio Grande do Sul, se dirigiram para diferentes comunidades de Santa Catarina, Paraná e São Paulo e outros Estados da federação.

“Hoje, outros tantos Pivattos se aventuram na busca de novos horizontes em outros estados da federação como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Goiás”, informa Olir. “Além disso, já foram encontrados ramos da família Pivattos na Itália, Argentina, EUA e outros países”.

Participam do encontro os Pivattos de Chopinzinho, Laranjeiras do Sul, Curitiba, Xanxerê, Santa Helena e municípios da costa oeste, margens do Lago de Itaipu.

Contexto
O primeiro encontro da família aconteceu em Chopinzinho em 1994, depois Santa Helena, Laranjeiras do Sul, em 2011. Santa Helena patrocinou o encontro de 2012. A organização em Chopinzinho está a cargo da matriarca Olivia Pivatto, filha de Segundo Pivatto e dos netos Adelmir, Maria e Arminda, filhos de João Bortolo Pivatto.

Foto: www.correiodolago.com.br

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.