por 19:03 Sem categoria

Descaso com casas populares é exposto na Câmara Municipal

Descaso com casas populares é exposto na Câmara Municipal

Loteamento Buba, no Porto Meira, apresenta situação quase inabitável

O vereador Carlos Budel denunciou na sessão de hoje, 09, a situação em que se encontram as casas populares construídas no Loteamento Buba, localizado na região do Porto Meira, e qualificou as precariedades como “relaxamento de gestão e falta de comando”. Durante a palavra livre, Budel apresentou fotografias das casas do Loteamento Buba cercadas de mato e entulhos e fez um  comparativo com o Conjunto Residencial Las Leñas, em Puerto Iguazú, Argentina.

Nas mesmas condições, a diferença entre as construções é gritante. Enquanto aqui, em Foz, as casas têm 40m² de área construída, com 2 quartos, cozinha e banheiro, piso bruto e teto de Brasilit de 4 mm de espessura, no país vizinho as casas são 58m² têm 3 quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, piso de cerâmica e cobertura de zinco com forro térmico e gesso.

Outro fator de contraste é que na Argentina, as casas são cercadas por muros, possuem calçadas, são arborizadas, calefação e pavimentação asfáltica. Também no Conjunto Las Leñas, existe a Escola Bilíngüe (Português/Espanhol) de 350 alunos, que faz intercâmbio de professores com a Escola Adele Zanotto Scalco (CAIC Porto Meira). Sete professores vêm de lá para dar aulas de espanhol aos alunos de Foz, e sete professores brasileiros vão até Puerto Iguazú ensinar português.

“Será que as pessoas, por serem pobres, precisam ser obrigadas a morar em casas que tem um serviço de má qualidade? Eu discordo. Temos que oferecer casas para que essas pessoas usufruam de condições mínimas de salubridade e dignidade”, explica o vereador.

Fechar