Arquivos

Categorias

Desapropriação de terreno vai garantir a primeira área para implantação da Reserva Hídrica do Futuro de Curitiba

A Prefeitura de Curitiba já garantiu a primeira área para a implantação da Reserva Hídrica do Futuro. Em reunião, na tarde dessa quarta-feira (20/12), o prefeito Rafael Greca se encontrou com os irmãos da família Costa, do bairro Umbará, para formalizar a desapropriação amigável do terreno de aproximadamente 350 mil metros quadrados do tradicional bairro italiano, na região Sul de Curitiba.

“É um momento histórico para Curitiba. Acaba de nascer a Reserva Hídrica do Futuro. O Renê, o Renato e o Adir Costa, herdeiros do areal Costa, vão vender a área para a Prefeitura para começarmos um grande programa no bairro Umbará”, disse o prefeito Rafael Greca.

O terreno que será desapropriado fica à margem das áreas de cavas de areia do Umbará. “Essas cavas que tanto progresso geraram para Curitiba, que salvaram a cidade da falta d’água tantas vezes, agora vão ser a garantia de que nunca faltará água nesta cidade que amamos tanto. Viva o Umbará, isso é um presente para a cidade de Curitiba”, completou Greca.

O primeiro trecho da Reserva Hídrica do Futuro, que fica entre o Rio Barigui e a BR-277, vai abranger os bairros Caximba (Reserva da Vida Silvestre), Campo de Santana, Umbará e Ganchinho. Atualmente, os trabalhos em andamento se concentram com a alteração de zoneamento no trecho e a negociação com os proprietários dos terrenos da região.

Já o segundo trecho do programa vai da BR-277 até o Rio Atuba, passando pelos bairros Alto Boqueirão (Zoológico), Boqueirão (Parque Náutico), Uberaba (Parque da Imigração Japonesa) e Cajuru (Parque Peladeiros e Cajuru).

O objetivo da Reserva Hídrica do Futuro é interligar as antigas cavas do Rio Iguaçu, na Região Metropolitana de Curitiba, favorecendo a formação de lagos que poderão suprir o abastecimento de água para a população em momentos de estiagem. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Curitiba e Governo do Estado do Paraná, através da Sanepar, Instituto Água e Terra (IAT) e Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec).

leia a matéria completa: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/desapropriacao-de-terreno-vai-garantir-a-primeira-area-para-implantacao-da-reserva-hidrica-do-futuro-de-curitiba/71845

Foto:Divulgação