por 23:36 Sem categoria

Deputados destacam aumento de 17,04% aos professores estaduais do Paraná

DEPUTADOS DESTACAM AUMENTO DE 17,04% AOS PROFESSORES ESTADUAIS DO PARANÁ

“O governador respeitou a decisão da Assembléia e assim que o projeto de reajuste foi aprovado, anunciou já para maio o pagamento do reajuste que é uma vitória dos professores, dos deputados, e de todos que se empenham pela melhoria da educação pública do Paraná”, disse Luiz Claudio Romanelli, líder do Governo na AL.

Os deputados da base aliada na Assembléia Legislativa (AL) apoiaram a decisão do governador Roberto Requião que determinou nesta quarta-feira (16) o pagamento do reajuste de 17,04% aos 57 mil professores estaduais já na folha de maio. “O governador respeitou a decisão da Assembléia e assim que o projeto de reajuste foi aprovado, Requião anunciou já para maio o pagamento do reajuste que é uma vitória dos professores, dos deputados, de todos que se empenham pela melhoria da educação pública do Paraná”, disse Luiz Claudio Romanelli, líder do Governo na AL.

Romanelli lembra que a categoria dos professores, a maior do funcionalismo público, foi a primeira a ter os salários recuperados pelo governo Requião depois de oito anos de terceirização da educação pública no Paraná. “Os professores tiveram o plano de cargos, carreira e salários próprio e conquistaram, com este último reajuste, um aumento médio de 55,87%”. O reajuste atende 55.858 professores que ocupam um total de 68.030 cargos. A folha de pagamento da Secretaria da Educação – a maior do Estado – representa R$ 116 milhões mensais, dos quais R$ 96 milhões são pagos mensalmente aos salários dos professores.

O líder do PMDB, Waldyr Pugliesi, aponta que os servidores, que tiveram os reajustes regulados pela lei aprovada na AL, são fundamentais para o desempenho dos programas, projetos e ações do governo e um reconhecimento pelo bom desempenho na administração do Estado. “Aliás, quando Requião assumiu o governo, sua primeira ação foi dar uma atenção aos professores do ciclo básico, que são responsáveis pela formação dos nossos jovens. Esta categoria, esquecida durante o governo anterior, foi contemplada com a criação do plano de cargos e salários dos servidores, o que permite a ascensão profissional e amparo previdenciário adequado”.

“Mas não foram apenas os professores que receberam um olhar específico do Governo do Estado. Requião adotou uma política de modo a contemplar todas as categorias, incluindo os servidores do Iapar e da Emater, que também ganharam um plano de cargos e salários”, completou Pugliesi

 Compromisso – O líder do PT, Elton Welter, disse que o reajuste aos servidores reflete ainda no compromisso que o Governo do Estado assume na busca da recuperação dos salários de todas as categorias do funcionalismo público estadual. “Este reajuste aprovado agora pela Assembléia, instituindo o dia 1º de maio como data-base, é mais uma demonstração do compromisso do governador Requião. Com um salário digno, todos terão condições de manter uma qualidade de vida melhor para suas famílias”, disse Welter.

O deputado Luiz Nishimori, líder do PSDB, adianta que o reajuste, primeiro aos professores, já era esperada pelas lideranças que acompanharam as reivindicações levadas pela APP-Sindicato. “Eu fico muito feliz como todo o projeto que marca a data-base dos servidores, os percentuais de reajuste de cada categoria, mas principalmente, porque atende os professores que desde 2004 não tinham qualquer aumento salarial”, disse.

Arrecadação – O deputado Felipe Lucas (PPS) afirmou que todas as categorias do funcionalismo têm os percentuais definidos por lei e que os reajustes estão vinculados a arrecadação do estado. “O governador já nos adiantou que os reajustes serão pagos ainda em 2007, mas que precisam obedecer ao teto estipulado pela Lei de Responsabilidade Fiscal quanto às despesas com pessoal e à própria arrecadação do tesouro estadual”, explicou.

Na sua primeira legislatura, o deputado Doutor Batista (PMN), disse que é no interior do Estado que se evidencia a ação do Governo do Estado e, que, os servidores são a ponta e qualidade da prestação do serviço à população. “Na capital há outros meios de atendimentos e de acessos aos serviços básicos do Governo. Mas,  no interior que essa ação se faz mais presente e fundamental, que verificamos o quanto é importante a valorização do servidor público. É ele que está na ponta de todo e qualquer serviço público”.

Fechar