por 15:17 Sem categoria

DEPUTADO CHICO NOROESTE DETALHA TRABALHO PELA IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA NA UNIOESTE-FOZ‏

DEPUTADO CHICO NOROESTE DETALHA TRABALHO PELA IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA NA UNIOESTE-FOZ‏

O deputado Chico Noroeste (PR) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (3) para detalhar todo o trabalho, feito até agora, pela implantação do curso de medicina no campus da Unioeste em Foz do Iguaçu. “O curso é factível porque será uma extensão do curso que existente no campus de Cascavel para a implantação no campus de Foz do Iguaçu”, disse Chico Noroeste.

“É um trabalho norteado por pesquisa, estudo técnico, expedientes aprovados no legislativo e também pelo convencimento político das autoridades estaduais, lideranças e da própria comunidade acadêmica: reitorias, pró-reitorias, direção, professores e estudantes”, completou.

A primeira iniciativa do parlamentar foi contratar uma pesquisa para balizar a sua proposta. A consulta revelou que a saúde, por falta de médicos, é o terceiro maior problema apontado pela população. Os dois principais problemas de Foz, levantados pela pesquisa, é a violência em 1º lugar e o desemprego que apareceu em 2º lugar.

PROJETO DE LEI – O segundo passo do deputado foi apresentar projeto de lei, autorizando o Governo do Estado a criar o curso de medicina em Foz. O projeto está em curso na Casa de Leis e será votado ainda neste trimestre pelos deputados. O projeto está sob análise da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

“Também como segunda ação, encaminhamos um ofício à reitoria em Cascavel para o professor Alcibíades Luiz Orlando comunicando da iniciativa e solicitando de que pudesse estar trabalhando, nos apoiando, e que pudesse implantar o curso de medicina na Unioeste na modalidade de extensão ou expansão de vagas”, disse o deputado.

ESTUDO – Ao projeto, o deputado anexou outro estudo, contratado pelo seu gabinete, que traz um raio-x sobre a saúde no Paraná, principalmente sobre a proporção da relação entre médicos e números de habitantes nas principais cidades do Paraná.

O estudo aponta, por exemplo, que Curitiba tem um médico para atender 375 habitantes; Ponta Grossa, um médico para 1.035; Cascavel, um médico para 819; Maringá, um médico para 610; Londrina, um médico para 470; e em Foz do Iguaçu, um médico está para 1.748 habitantes.

Para Foz do Iguaçu, diz o estudo, faltam médicos e especialistas para atender uma região com de 800 mil habitantes, sem contar o grande fluxo de pessoas nas férias, feriados e nas temporadas de alta de turismo.

EMENDA – O terceiro passo do deputado, no âmbito do legislativo, foi apresentar uma emenda parlamentar, no valor R$ 1,8 milhão ao orçamento do Estado para 2010. A emenda foi aprovada na Assembleia e incorporada ao orçamento sancionado pelo governador Roberto Requião.

Paralelo ao trabalho legislativo, Chico Noroeste foi a campo e conversou com as lideranças políticas, autoridades e a comunidade acadêmica. Esteve em audiência com a secretária de Ensino Superior, Lygia Pupatto; por duas vezes com o reitor da Unioeste, Alcibíades Luiz Orlando, e com o pró-reitor de Graduação, Eurides Kuster, e com a diretora do campus de Foz do Iguaçu, Renata Camacho Bezerra.

Desses encontros e visitas, Chico Noroeste acordou com os reitores que a Unioeste, através da Pró-Reitoria de Graduação, vai apresentar nos próximos dias uma planilha de investimentos, de impacto financeiro, necessários à implantação do curso de medicina.

CONVENCIMENTO – O deputado ainda aponta os aspectos de tramitação interna – o curso deve ser aprovado pelo conselho universitário, entre outras instâncias – e de outros ajustes finais por parte da reitoria e que o passo final passa pelo convencimento do governador Requião, do vice-governador Orlando Pessuti, para aprovação do curso.

“Vamos avançar e, da mesma forma que conseguimos outras conquistas para Foz do Iguaçu como, por exemplo, lá para Unioeste mesmo, conseguimos levar os cursos de pedagogia, engenharia mecânica e direito. Foi uma luta árdua, um caminho longo, mas conseguimos e essas conquistas, essas vitórias estão lá para todo mundo ver”, disse Chico Noroeste.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com