por 14:14 Política

Deputada Leandre busca apoio da SEJUF para Cidade Amiga do Idoso

Leandre participou de reunião com o secretário da Justiça, Família e Trabalho do Paraná, Ney Leprevost e pediu apoio para o projeto em parceria com a OMS

Dos 15 municípios brasileiros certificados como Cidade Amiga do Idoso, 12 estão localizados no Estado do Paraná. E para buscar apoio a estes e aos 13 municípios em processo de certificação pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a deputada federal Leandre (PV-PR) participou de uma reunião com o secretário da Justiça, Família e Trabalho do Paraná (SEJUF), Ney Leprevost.

Leandre explicou ao secretário que, na busca pela certificação, os municípios precisam realizar um diagnóstico da população idosa. No Paraná, este diagnóstico é realizado através da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em parceria com a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).

“Agora nós buscamos o apoio da SEJUF para ampliar o número de municípios com a possibilidade de aderir ao programa”, detalhou a deputada paranaense.

Desde 2017, a deputada trabalha para que mais municípios consigam a certificação da Organização Mundial da Saúde. Pato Branco foi o primeiro município a conseguir a certificação, com apoio do mandato.

Em Pato Branco, foi desenvolvida uma metodologia inovadora pela UTFPR com a participação de grupos de Rotarianos, da administração municipal, e do Conselho Municipal da Pessoa Idosa.

“Esta metodologia foi aprovada pela OMS. E, desde então, serve como base para o desenvolvimento do projeto em outros municípios do nosso Estado”, comentou Leandre.

Conheça o Programa

O programa Cidades Amigáveis às Pessoas Idosas da OMS possui estratégias locais, abrangendo várias frentes da sociedade para preparar os municípios e garantir ambientes que acolham as alterações físicas e sociais decorrentes do envelhecimento. Essa visão também beneficia outras fases do curso de vida dos cidadãos, tornando as cidades amigáveis, não apenas para os idosos, mas para todas as pessoas que vivem nela.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com